TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características formais dos móveis no contexto histórico

Seminário: Características formais dos móveis no contexto histórico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Seminário  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 9

Contexto Histórico Característica Formal do Mobiliário

 Barroco: Estilo artístico que floresceu na Europa, foi marcado por conflitos e grandes transformações políticas. Alastrou-se pelas Américas e alguns pontos do Oriente entre o início do séc. XVII e meados do XVIII.

Foi uma continuação natural do Renascimento.

Enquanto o Renascimento apresentava moderação, economia formal, austeridade, equilíbrio e harmonia na arte como um todo, o Barroco mostrava maior dinamismo, contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo, além de manifestar uma tensão entre o gosto pela materialidade opulenta e as demandas de uma vida espiritual; nem sempre essas características são evidentes. As mudanças introduzidas pelo espírito barroco se originaram de um profundo respeito pelas conquistas das gerações anteriores, e de um desejo de superá-las com a criação de obras originais.

A Itália, culturalmente continuava sendo a maior potência da Europa com Roma na liderança da transição entre o Maneirismo e o Barroco. Seu surgimento está intimamente ligado à Contra-Reforma.

A Igreja Romana sentiu a necessidade de construir esplêndidos edifícios para amenizar os efeitos da Reforma e a Ordem dos Jesuítas é considerada uma das maiores patronas da arte nessa época.

A arte palaciana e sofisticada do Maneirismo já não encontrava solo para sua manifestação por conta de sua apelação à extravagância e sensualidade.

Outro elemento importante foi à consolidação das monarquias absolutistas, marcada pela construção de monumentais palácios reais; por outro lado aparece a burguesia abrindo um novo mercado consumidor de arte. A arquitetura Barroca se baseava nas ordens clássicas e seus elementos eram as superfícies curvas, as formas flutuantes e a integração total dos interiores com as pinturas naturalistas e a escultura com as formas arquitetônicas criando efeito de grandeza e espaço iluminado. Pela supremacia do desenho do mobiliário italiano as casas italianas continuaram a ser mobiliadas da mesma maneira do que cem anos antes.

 Barroco Italiano: Fez sua aparição nos salões nobres de Roma, Veneza, Gênova, Florença e Turim a partir de 1670; construíram esplendorosos palacetes e casarões com grandes salões, salas de cerimônias e estâncias de recepção. As galerias agora faziam parte de um requintado programa de necessidade dos consumidores e mecenas da arte e ostentadores da riqueza, chegou a ser o cômodo mais importante da casa, sob tetos cobertos com afrescos, era depositária de grandes coleções de pinturas e esculturas antigas e um mobiliário desenhado, mais para ser exibido do que usado; outros ambientes abrigavam mobiliário similar junto com grandes cadeiras douradas. O mobiliário era realizado em escala mais proporcional ao tamanho do espaço ao qual se destinava.

O contador florentino esculpido produzido por Leonardo Van Der Vinne empregou elementos esculturais em bronze.

Veneza produziu peças de mobiliário Barroco onde combinaram-se exotismo,fantasia e exuberância.

A laca foi inventada na China e é aplicada sobre a superfície da madeira numa série de camadas individuais, das quais cada uma deve secar completamente antes de aplicar a camada seguinte, para o acabamento a superfície final é polida. Os móveis orientais produzidos em laca foram considerados produtos de luxo do Extremo Oriente por séculos. Do mobiliário barroco a novidade foi o console com base ricamente entalhada ou esculpida e depois dourada com tampo em mármore.

 Barroco Francês: A importância dada à arte estendeu-se ao mobiliário; o desenvolvimento artístico nos reinados de Luís XIII e Luís XIV propiciaram o surgimento da marcenaria.

 Luís VIII: A influência na produção do móvel se dá a partir dos renascentistas italianos e dos Países Baixos. Ainda no reinado de Henrique IV foram enviados artesãos para aprender a técnica de chapeado em ébano.

 Luís XIV: Teve como característica a substituição da influência renascentista pela utilização da linha reta combinada com a curva; a mobilidade foi freqüente e os móveis passaram a ser construídos com o propósito de serem facilmente transportados. Luís XIV conserva mobiliado todos os palácios ocupados por ele e sua família. André Charles Boulle foi o mais famoso ebanista, mestre na arte do entalhe e desenvolveu também a arte da marchetaria e do trabalho em bronze; as incrustações em casco de tartaruga, prata, estanho, cobre e latão, folhados em ouro e a laca também foram utilizados por Boulle. Os móveis característicos foram os armários, cômodas, mesas, bureau, camas, poltronas e cadeiras. O bureau Mazarin (nome em homenagem ao Cardeal Mazarin) constituía-se de oito apoios, gavetas laterais, uma cavidade abaixo da gaveta central, marchetarias e puxadores em bronze; as camas eram muito mais um trabalho de estofador do que ebanista, o dossel era preso diretamente na parede.

 Barroco Inglês: Sofreu influência do renascimento italiano e da corte de Luís XIV; a partir da segunda metade do séc. XVII à influência francesa acrescentou-se a holandesa.

 William & Mary (1610-1715): A restauração do Império inglês e a volta de Carlos II do exílio iniciaram um período onde as influências francesas e orientais acentuaram-se. A utilização de novos acabamentos e ornamentações exóticas foram incorporadas na produção do mobiliário. O final do séc. XVII e início do XVIII caracterizaram-se pelo estreitamento das relações entre Holanda e Inglaterra. Uma característica deste período foi a criação de móveis que apresentaram a junção de móveis anteriormente constituídos em peça única, com uma estrutura leve e superfícies estofadas e bordadas. A verticalização dos espaldares das cadeiras ficou por conta de Daniel Marot, que substituiu a madeira entalhada por tecidos de Gênova para o dossel. O mobiliário passou por uma grande simplificação; a palhinha foi utilizada nos assentos e espaldares das cadeiras.  Mobiliário Barroco

*Estrutura: Pesada, suntuosa, monumental, com linhas curvas, movimento, simetria em contraponto ao Maneirismo e elementos esculturais.

*Material: Madeira Nogueira.

*Técnicas: Usavam entalhe, escultura, pintura, douração, laca, incrustações de pedras e superfícies estofadas.

*Ornamentação: Suas inspirações eram os deuses marítimos, motivos marítimos como ondas, conchas e cavalos marinhos, dragões, volutas, folhas de acanto e motivos orientais.

 Barroco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com