TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção de Didática

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Greicimar Lopes Da Silva Carlos      

Atividade referente a 7° semana

A partir do que foi estudado descreva a concepção de didática:

R: É a arte de ensinar, transformando teorias e técnicas em conhecimentos, associar escola e sociedade, professor e aluno, transformar a realidade cotidiana em uma forma de aprendizagem.

A partir do que foi estudado escreva qual o objeto de estudo da Didática, considerando a década de 1980 até os dias atuais:

R: O objeto de estudo da Didática é o processo de ensino aprendizagem, o modo como o professor planeja a sua aula e a interação com os alunos procurando a forma mais fácil e simples de transmitir o conteúdo.

Tendência Pedagógica

Descrever a definição da Tendência Pedagógica (ver quadro 1)

Descrever a concepção de Didática/ modelo de Didática no contexto Tendência Pedagógica.

Tendência Tradicional

Nesta tendência o professor é o centro de todo o processo educativo, é responsável pelo desenvolvimento intelectual dos alunos, também é visto como verdade absoluta.

Os alunos fazem exercícios repetitivos, mas não lida mentalmente com ele, apenas deve memorizar o conteúdo e concordar com o professor.

Tendência Tecnicista

Utiliza da ciência comportamental com o interesse em criar indivíduos competentes Para o mercado de trabalho é uma tendência voltada para o sistema capitalista

O conhecimento é focado na formação profissional. O ensino é um processo de condicionamento. O professor é o administrador e executor de todo o planejamento.

Tendência Renovada

É uma característica de aptidões, onde o papel da escola é valorizar e preparar o aluno para a sociedade, o professor não será mais o centro e sim o aluno como ser ativo e curioso.

As experiências retratam a realidade do aluno e o método da aprendizagem é qualitativo sendo utilizado estudo individual, trabalhos em grupos, pesquisas, etc. O professor é apenas um orientador.

Tendência Libertadora

Transforma a personalidade do aluno, valoriza a aprendizagem em grupos, discussões e assembléias. Utiliza a educação popular não formal.

 O professor se dispõe ao aluno e não interfere em suas idéias e concepções. O conhecimento se da a partir da relação entre a teoria e experiências dos alunos.

Tendência Crítico-Social dos Conteúdos

Tem o objetivo propiciar ao aluno a conscientização e participação efetiva no processo de ensino aprendizagem, desenvolvendo suas capacidades e habilidades intelectuais.

É preciso ter em vista o que o aluno já sabe a aprendizagem só é realizada quando o aluno supera sua visão parcial e confusa adquirindo então uma visão clara e unificadora.

Em qual Tendência se encaixa a concepção atual de Didática:

R: Tendência Libertadora

Considerando a concepção atual de Didática e seu objeto de estudo, escreva duas contribuições da mesma para a prática do professor:

R: Trabalhos e pesquisas em grupos. Relação professor e aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com