TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crítica de Uma Fotografia

Por:   •  11/7/2021  •  Resenha  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

A imagem a seguir é de autoria da fotojornalista Gabriela Biló e foi tirada em 19 de abril de 2020. Reflita sobre como ela constrói uma narrativa e ressalta a posição ideológica e subjetiva da fotógrafa na cena.

Essa foto foi tirada em um evento aberto, em abril de 2020, onde o Presidente da República se reuniu com apoiadores, que manifestavam a favor de um novo AI-5, mais duro Ato Institucional do período da Ditadura Militar no Brasil, que permitiu, entre outras coisas, a cassação de mandatos de parlamentares contra o período, fehamento do Congresso Nacional, e a institucionalização da tortura. No evento, que aconteceu durante a ascensão da primeira onda de Covid-19 no Brasil, Bolsonaro discursava sem máscara, enquanto tossia constantemente, 5 dias antes de publicar oficialmente que havia sido contaminado com a doença.

A foto, tirada por Gabriela Biló, captura o exato momento de vulnerabilidade do presidente no ato da tosse, capturando todas as imperfeições de sua face, e traçando uma imagem até um pouco vil. Isso, aliado ao momento político de crise, colapso do sistema de saúde, e ineficiência do Governo Federal, reforça a posição ideológica da fotógrafa, ao mostrar um momento vulnerável do Presidente enquanto o mesmo tentava reforçar o discurso de que era “só uma gripezinha”.

A foto também carrega uma dose de ironia, quando analisada do ponto de vista do observador, e como obviamente foi deixado de forma subjetiva, mas nem tanto, da fotógrafa. A ironia vem de uma dissonância entre o que o Presidente dizia e o que ele aparentava. Enquanto aparecia em rede nacional falando de seu histórico de atleta, em como a doença era só uma gripe inofensiva, que poucos iriam vir à óbito, entre outros posicionamentos controversos, na prática aparecia em público com uma aparência não tão saudável, tossindo, e demonstrando pouca disposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com