TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura

Resenha: Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Resenha  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 8

Cultura

Cultura é a acumulação de valores, crenças, costumes, conhecimento, conceitos, preferências e gostos passados de uma geração para outra dentro de uma sociedade. A cultura é como a identidade de cada nação.

A cultura é aprendida – O processo pelo qual o indivíduo aprende as normas culturais é chamado de socialização. Absorvemos valores, ideias e atitudes culturais de numerosas fontes, mas principalmente da família.

A cultura é incutida – ensinam-nos os valores da sociedade desde a mais tenra idade. E tendemos a aceitar os valores e as normas da sociedade em vez de correr o risco de desaprovação ou punição social.

A cultura é adaptável – À medida que as necessidades da sociedade se modificam, o mesmo ocorre com seus valores para que tais necessidades sejam atendidas.

Cultura da Arábia Saudita

Na Arábia Saudita vigora o código da lei islâmica que regula todos os aspectos da vida social, econômica e religiosa. No islamismo as leis são rigorosas.

Dois dos locais mais sagrados da religião situam-se nesse país, o qual é considerado o berço da religião. Cinco vezes por dia, os muçulmanos são chamados à oração, portanto pelo menos cinco vezes por dia o comércio é fechado e os programas de TVs interrompidos. A prática pública de qualquer outra religião que não a tradicionalmente religiosas, não são permitidos como os não-islâmicos.

Sharia é um termo familiar para os muçulmanos e não muçulmanos é difundida como uma legislação injusta imposta sobre pessoas que vivem em nações onde as leis se baseiam nela.

Na realidade, o islamismo trouxe consigo um conjunto de leis que regem a vida do muçulmano, essas leis compõem a Sharia, que é elaborada pela combinação de diversas fontes, incluindo o Alcorão (o livro sagrado dos muçulmanos), os Ahadith (ditos e condutas do Profeta Maomé SAAS) e as Fatwas (decisões dos estudiosos islâmicos para questões do cotidiano, que muitas vezes usam interpretações do alcorão e dos Ahadith)

Na tradição islâmica, Sharia, é vista como algo que alimenta a humanidade. Não como algo primitivo, mas como algo divinamente revelado. Em uma sociedade onde os problemas sociais são endêmicos a Sharia liberta a humanidade alcançando seu maior potencial individual que será somado às realizações de toda uma sociedade. Sendo responsável pela evolução da conduta do ser humano em momentos históricos onde, o mesmo, afastou-se do conceito de civilização. Dessa forma a Sharia representaria a lei de Deus na terra.

Um dos rituais populares mais famosos da Arábia Saudita é o Ardha, a dança nacional. É a dança da espada, que se baseia nas antigas tradições beduínas: os tambores ecoam em uníssono acompanhado a voz de um poeta que canta em verso, enquanto homens de espada em punho dançam lado a lado.

As roupas usadas nos países árabes são quase idênticas às vestimentas das tribos de beduínos (habitantes do deserto). São roupas que suportam os dias quentes e as noites frias do deserto. A partir do século VII, a expansão do islamismo difundiu esse vestuário pela Ásia e pela África, colocando algumas regras. A religião não permite que os fiéis mostrem em público as partes íntimas para os homens a região entre o umbigo e o joelho, e para mulheres o corpo inteiro, com exceção do rosto e das mãos. Por isso as roupas não podem ter nenhuma transparência, nem serem usadas justas a ponto de delinear as curvas do corpo, essas partes só podem ser vistas pelo marido/esposa e alguns familiares.

Segundo a religião as mulheres não podem conversar com homens sem serem da família ou seu marido, e não podem ter relações sem ser o casamento que é decidido pela família. Também não tem permissão para conduzir, e em caso de viagem em transporte público são obrigadas a estar em companhia do marido ou de algum membro da família.

Na culinária as comidas mais comuns são arroz, lentilha, pasta de grão de bico, carne de frango ou de carneiro, sopa e legumes e pudim de arroz. O consumo de carne de porco é proibido por lei, assim como o consumo de álcool. É muito comum também o consumo de chá árabe durante reuniões formais e informais entre amigos e familiares.

Também são proibidos teatros e cinemas públicos, pois não são compatíveis com a religião. Alguns autores publicaram seus livros em outros países, por causa da censura.

Aconselha-se aos visitantes respeitar os costumes e regras locais. A obrigatoriedade para as mulheres de usar em público uma túnica preta, que cubra o corpo desde o pescoço aos pés. Além disso, as mulheres deverão ter um lenço ou véu que possa ser utilizado para cobrir a cabeça, caso a polícia religiosa peça para que cubram os cabelos. Os homens devem evitar as camisas e bermudas curtas. Caso haja algum descumprimento das regras, possivelmente a visita a locais públicos será interditada. Existe ainda, uma segregação de gênero em lugares públicos, havendo em muitos estabelecimentos comerciais zonas para homens, mulheres não acompanhadas e outra para famílias.

Cultura do Brasil

A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: apesar do povo brasileiro ser um mosaico étnico, todos falam a mesma língua (o português) e, quase todos, são cristãos, com largo predomínio de católicos. Esta igualdade linguística e religiosa é um fato raro para um país de grande tamanho como o Brasil, especialmente em comparação com os países do Velho Mundo.

O Brasil é um país grande, com diversas condições climáticas nas diferentes regiões. Assim, a roupa tradicional do Brasil varia de região para região. O Brasil é conhecido internacionalmente por suas roupas elegantes e sofisticadas. Roupas brasileiras são confortáveis, cores vivas, muito bem trabalhada e decorada com acessórios atraentes. Vestuário tradicional brasileira é influenciado por uma combinação de diferentes raças e imigrantes de todo o mundo.

Trajes verdadeiramente tradicionais brasileiros podem ser visto no campo, onde a roupa dos homens inclui camisas, calças jeans e vestidos feitos de algodão barato. No Rio Grande do Sul, na região sul planície do Brasil, os vaqueiros (gaúchos) usam um vestido distinto: calças largas chamadas bombachas, ponchos, chapéus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com