TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Desenho Livre

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        

CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA

Realização: IFBA -Campus JACOBINA

Coordenador: André Luiz de Araújo Lima

Apoio: DEPEN

INTRODUÇÃO

O presente documento apresenta o projeto do Curso Básico de Fotografia, que se propõe apresentar aspectos teóricos e práticos sobre a fotografia, assim como capacitar o público com conhecimentos e habilidades para o manuseio de equipamentos e de produção de imagens fotográficas.


A linha temática deste projeto se enquadra em Produção Cultural e Design, onde o objetivo do curso abrange atividades de criação, desenvolvimento e produção através da fotografia. Desse modo, serão oferecidas aulas presenciais no IFBA Campus Jacobina.

JUSTIFICATIVA

O Curso Básico de Fotografia nasce a partir do projeto de pesquisa sobre processos fotográficos alternativos, iniciado em 2015, no campus Jacobina. Inicialmente, a proposta de oferecer o curso na forma de formação inicial e continuada ao município de jacobina e região começou através do desenvolvimento necessidade de adequar o aprendizado sobre Arte aos conhecimentos teóricos práticos de outras disciplinas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no campus: eletromecânica, informática e mineração. Outro aspecto importante para a escolha desta modalidade é a necessidade de crescimento do campus, número de estudantes, mais oferta de cursos e a garantia de proporcionar uma educação pública, gratuita e de qualidade em prol da promoção do desenvolvimento socioeconômico do município e região.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao aluno uma visão teórica, prática e técnica da fotografia como processo comunicacional e informativo.

Específicos:

- Conceder conhecimentos básicos sobre a história da fotografia;

-Fornecer subsídios para o conhecimento da linguagem e composição da imagem fotográfica;

-Ensinar os procedimentos atuais de produção da imagem: a captura, o processamento no laboratório digital, a pós-produção;

-Estimular a percepção visual a partir do entendimento da linguagem fotográfica e seus usos mercadológicos;

-Produzir imagens utilizando câmeras fotográficas digitais reflex, equipamentos de iluminação e softwares de tratamento de imagem, mobilizando os princípios éticos, legais e ambientais;

METODOLOGIA


Envolver os alunos na avaliação de seu processo educativo visando uma tomada de consciência sobre o que sabem e o que precisam e/ou deseja aprender, propor, negociar, planejar e desenvolver projetos envolvendo os alunos e a equipe docente, visando desenvolver habilidades para trabalho em equipe, onde os resultados dependem do comprometimento e dedicação de todos e os erros são transformados em oportunidades ricas de aprendizagem, contextualizar os conhecimentos, valorizando as experiências dos alunos e seus conhecimentos prévios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com