TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESIGN E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por:   •  6/10/2020  •  Resenha  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

UNIFACS – UNIVERSIDADE SALVADOR

Tecnólogo em Design de Interiores - DINTE201

GRA0523 – Sustentabilidade Ambiental e Ecodesign

Atividade 2

DESIGN E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

No século XVIII Thomas Newcomen e James Watt criaram a máquina a vapor e se tornaram os responsáveis pelo início da Revolução Industrial, que trouxe consigo a urbanização, aviões, smartphones, videogames, Netflix, redes sociais, e por trás de tudo isso está o design.

É importante lembrar que a revolução industrial não trouxe apenas coisas boas, ela também foi responsável por problemas relacionados à geração de resíduos sólidos (lixo), à ocupação desordenada do solo, o desmatamento, à contaminação das águas, o aquecimento global e diversas outras questões que geraria uma lista infindável.

Por este motivo, a questão ambiental entrou em pauta na sociedade e o termo desenvolvimento sustentável passou a ser amplamente divulgado em campanhas eleitorais, propagandas de multinacionais e até naquela conversa de happy hour entre os amigos na sexta-feira após o trabalho.

Se o assunto está sendo tão discutido na sociedade, o ramo do design não escaparia, porém quando o assunto surge, geralmente está relacionado com alguma questão legal, ou requisito normativo que define como determinado produto deve se comportar no meio ambiente, seja este um chaveiro, ou um prédio de cem andares e caso o produto atenda estes requisitos, ele recebe o selo de sustentável, mas será que esse design é realmente sustentável, ou só está atendendo o que está escrito em um pedaço de papel, como uma lei, ou uma norma da ABNT? Será que o designer que projetou aquele produto se preocupa com a forma na qual a matéria prima para sua produção será extraída? E essa extração? Trará algum impacto para o meio ambiente? Também a questão do usuário, né? Ele realmente precisa daquele produto? E a durabilidade do produto? É suficiente para que o usuário não tenha que substituí-lo no ano seguinte?

Quando começamos a fazer perguntas como essas percebemos que a geração atual de designers deverá mudar suas atitudes se quiserem contribuir para manter um planeta habitável para as próximas gerações. Para isso é necessário não apenas atender aos requisitos técnicos e legais, mas é imprescindível estar em sincronia com o meio ambiente. Para fazer isso precisamos primeiro responder à pergunta de um milhão de reais: O que seria um design sustentável?

O princípio básico para um projeto ser realmente denominado sustentável é não impactar o meio ambiente, ou seja, algo impossível de alcançar, mas o que podemos fazer é reduzir estes impactos. A primeira coisa que um designer precisa fazer para alcançar o conceito de design sustentável é se opor à obsolescência programada e perceptiva.

Obsolescência programada é quando um determinado produto é propositadamente desenvolvido, fabricado e vendido de forma que se torne obsoleto ou não-funcional em um determinado espaço de tempo, forçando o consumidor a comprar a próxima versão do produto mesmo produto, que muito provavelmente virá com este mesmo vício.

A obsolescência perceptiva, por sua vez tende a diminuir a vida útil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com