TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESIGN E TECNOLOGIA DESENVOLVIMENTO DE JOIAS A PARTIR DO NIÓBIO E COBRE EMPREGADA A SIMBOLOGIA BOHO

Por:   •  22/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.624 Palavras (19 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

Centro Universitário Teresa D’Ávila - FATEA

Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão

Relatório Parcial – 2018/2019

DESIGN E TECNOLOGIA: DESENVOLVIMENTO E CONFECÇÃO DE JOIAS EM PINGENTE A PARTIR DO NIÓBIO E COBRE EMPREGADA A SIMBOLOGIA BOHO

Bolsista: Rafaela Victória Pereira de Assis

Orientador: Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva

Modalidade: PIBIC-EM

Vigência: 01/09/2018 a 01/09/2019

Lorena

2019

 
 Design e Tecnologia: Desenvolvimento e Confecção de Joias em Pingente a partir do Nióbio Cobre empregada a Simbologia Boho



Rafaela Victória Pereira de Assis, ETEC Pe “Carlos Leôncio da Silva”

Caroline M. de Araújo, UNIFATEA

José Wilson de Jesus Silva, UNIFATEA

        

RESUMO

     A pesquisa apresenta o desenvolvimento de joias a partir do Nióbio e na utilização do Cobre, tendo como referência o potencial do Nióbio, que é obtido em abundancia no Brasil, para a valorização da exploração do metal na produção e confecção de joias, devido às diversas possibilidades de cores e resistência à corrosão, possibilitando sua harmonização com o cobre, não só pela da cor, mas também pela analogia de rigidez. O tratamento de superfície do Nióbio deu-se por meio da Anodização por banho eletrolítico. As deliberações foram satisfatórias, dado que foi obtida a peça utilizando das ferramentas disponíveis.

        

Palavras-chave: Nióbio, Desenvolvimento de Joias, Harmonização.

ABSTRACT

        

The research presents the development of jewelry from Niobium and the use of Copper, having as reference the potential of Niobium, which is abundantly obtained in Brazil, for the valorization of metal exploration in the production and confection of jewelry, due to the several possibilities of color and corrosion resistance, making it possible to harmonize with copper, not only by color, but also by the analogy of stiffness. Niobium surface treatment was performed by electrolytic bath anodization. The deliberations were satisfactory, since the piece was obtained using the available tools.

Key words: Niobium, Development of Jewels, Harmonization.

  1. INTRODUÇÃO

A joia acompanha o homem desde que seus olhos e sentimentos voltou-se para o que precioso; esta sempre foi empregada como adorno corporal, estando relacionada com o tempo, a cultura e o simbolismo do homem. A partir do tempo os designs de joias vão se modificando, bem como os novos materiais na sua produção, contudo sempre estando paralela a conjuntura da expressividade do homem.

Assim sendo, necessita de joias que sejam paralelas a esses ideais reforçando a ideia da expressividade do homem e colocando a joia como um trabalho artístico.

Por muito tempo as joias tiveram seu valor determinado pelo material a qual é feitas. Deste modo, os novos designs contemporâneos libertaram a joias desses pré-conceitos. O presente estudo ira corresponder a essa vertente utilizando-a.

Posteriormente a pesquisas, foram analisados dados que corresponderam a uma boa aceitação dos designs contemporâneos, como a simbologia Boho que se mostra recentemente conhecida publicamente com essa denominação e usada por uma vasta gama de potencias públicos alvos. Da mesma maneira que foram ponderados os metais aplicados: o Nióbio, destacando-o com um recurso brasileiro, e o Cobre que possui uma belíssima coloração, contudo é pouco utilizado por não ser um metal nobre dando uma nova visão para esses metais.

  1. OBJETIVO

Desenvolver e Confeccionar uma joia, um pingente de Nióbio e Cobre, aplicando a simbologia Boho. Produzir a joia utilizando as ferramentas manuais do laboratório de Design de Joias do Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA).

  1. JUSTIFICATIVA

As tendências de joias de 2019 apontam que as mulheres – público alvo desta pesquisa – consumiram joias com cores diversas, principalmente no estilo Boho que essencialmente vem de raízes antigas e neste ano tornou-se uma tendência tanto para a moda quanto para a joalheria. A escolha do Nióbio permite-nos ter uma gama de cores que combinada com o Cobre proporcionaram harmonia, com o intuito que agradar o público alvo e apreciar Nióbio.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. A joia

Desde o principio da história da humanidade, o homem ornamentava-se com objetos encontrados no seu meio, propiciando o destaque dentro do seu grupo. O fascínio pelo embelezamento em conjunto com a procura do belo sempre vieram ao encontro das joias, gemas e metais preciosos que cativam os sentimentos humanos (FONSECA RICK, 2006, p. 03).

A joia, como um objeto de adorno, representa as condições de uma sociedade, sendo vetor de um sujeito e seu tempo, ou seja, sinalizadora das transformações do individuo e da sociedade (LOBACH apud CERATII, 2013, p. 19). No que diz respeito à materialidade da joia, torna-se simbólica conforme agrega valores diversos, como a caracterização do poder, da riqueza, de princípios espirituais e o externar da futilidade como: a ostentação da aparência das coisas (GOLA apud CERATII, 2013, p.19).

Segundo Mercaldi (2016), conceito de joia, até metade do século XIX, estava atrelado à preciosidade atribuído ao material na qual era produzida, fazendo com que o valor econômico de sobrepujasse ao valor estético e simbólico. Dessa forma, os joalheiros possuem maior liberdade na sua produção, utilizando outras matérias e experimentando outras expressões artísticas.

  1. Design de joia

O design procura trazer para o objeto soluções para questões que o público/usuário ou grupo definido trazem, estas relacionadas à suas necessidades, expectativas e anseios. Considerando em seu processo criativo e produtivo as relações com o usuário em suas dimensões estruturais, funcionais, culturais e simbólicas (LLABEIRA, 2009, p.15)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (681 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com