TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança Para Educadores

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 6

DÉBORA ALVES SANTOS FERRAZ

1128135

ATIVIDADE PORTFÓLIO

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes 6º semestre do Centro Universitário Claretiano - CEUCLAR para a disciplina de DANÇA PARA EDUCADORES sob a orientação da Professora Inah Durao Cunha

Vitória da Conquista - BA

2016

Atividade no Portfólio

Descrição da atividade

No decorrer dos estudos, você pôde perceber que Rudolf Von Laban (1879-1958), que nasceu na Áustria-Hungria, foi o grande teórico do movimento expressionista na dança do século 20. Desse modo, elabore um texto, de no máximo, três laudas, sobre os métodos de Laban e o pensamento do autor sobre a dança, sugerindo, em seguida, uma atividade que proponha uma dinâmica de sala de aula tendo como referência as teorias do autor. Para isso, você deve consultar o material indicado para estudo e também sites na internet, porém, a dinâmica deve ser elaborada por você.

Vale ressaltar que:

Um texto deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução traz a ideia principal, a palavra-chave da redação. O desenvolvimento deve explicar a ideia principal, apresentar argumentos ou explicações ou ainda dados comprovados para convencer o leitor de algo. E, finalmente, a conclusão, deve fechar o assunto apresentando uma sugestão ou mesmo discordando de determinada ideia (PROFESSOR DIEGO LUCAS, 2009).

Deste modo, para que a sua atividade fique clara e objetiva, elabore o texto respeitando a sequência a seguir:

1) Introdução: Exemplo: Para essa atividade de Portfólio foi solicitado inicialmente uma pesquisa sobre os métodos utilizados por Rudolf Laban e, em seguida, solicitou-se a elaboração de uma dinâmica de sala de aula baseada nessa metodologia. Para isso, foram consultadas as obras...

2) Desenvolvimento: Exemplo: Rudolf Von Laban foi um teórico e dançarino que no século 20 propôs...

3) Dinâmica sugerida.

4) Conclusão: Exemplo: Conclui-se que o ensino de dança na escola independe de estar atrelado a datas específicas e que...

5) Referências: Lembre-se de citar todas as fontes utilizadas para elaboração da atividade, incluindo o material disponível na Sala de Aula Virtual.

Para a construção do presente trabalho foi solicitado a elaboração de uma pesquisa bibliográfica referente aos métodos e concepções adotados por Rudolf Laban no que diz respeito ao ensino e a vivencia da dança dentro das escolas, para, posteriormente, construir uma atividade que desenvolva uma aula sobre dança direcionada pelas referencias e teorias defendidas pelo autor.

Laban nasceu na cidade de Bratislava, na Suíça, em 1879. Desde cedo mostrou-se interessado pelo mundo artístico e atuou em várias áreas do conhecimento, ficando mundialmente conhecido como um grande teórico, arquiteto e artista. Dedicou muitos de seus estudos ao entendimento do movimento do corpo humano, analisando os seus significados, a sua capacidade de expressão, e as relações que se estabelecem entre o indivíduo e o meio na qual ele está inserido através dos movimentos e gestos que expressam os sentimentos das pessoas.

A partir de seus estudos, ele elaborou as suas concepções e métodos sobre a dança, na qual acreditava que o ensino e a vivencia das danças não deveriam ser norteados por técnicas rígidas, como ocorre no balé clássico, mas que deveriam ser dotados de uma essência social e formativa que contribuísse diretamente com a formação e o desenvolvimento da criança e das pessoas que experimentassem a prática da dança, de modo que os movimentos do corpo permitissem a construção de um elo entre o exterior e o interior e se configurassem em uma ponte entre a mente e o meio, uma forma de expressar e externar os sentimentos que não podem ser compartilhados através da linguagem falada.

Segundo Laban, o cotidiano das pessoas acaba construído uma padronização dos movimentos, principalmente nas fabricas, onde ele realizou alguns estudos sobre a repetição dos movimentos dos operários. Essa uniformização dos gestos acaba diminuindo a capacidade de expressão das pessoas, principalmente a expressão por meio da linguagem corporal. A preocupação do autor é desenvolver através da dança condições para que a espontaneidade dos movimentos possam ser resgatados e as pessoas possam encontrar caminhos para expressar-se efetivamente com o meio que encontra-se a sua volta.

Através da dança, os movimentos possam expressar aspectos como sentimentos, pensamentos e intenções que são despontadas na vivencia com outras pessoas. Na escola, espaço onde as diferenças se encontram e uma série de normas precisam ser seguidas, inúmeros sentimentos são despontados nas crianças e o simples fato dos alunos precisarem ficar sentados em uma carteira por algumas horas já desperta algumas inquietações que pode ser externadas através da do movimento, daí ressalta-se a importância do professor saber explorar os movimentos dos alunos, principalmente nas aulas de dança, onde a capacidade de comunicar-se através da linguagem corporal se torna ainda mais recorrente.

Lablan defendeu o desenvolvimento de uma técnica de dança livre, espontânea, norteada apenas pela necessidade de expressar-se e muitas vezes caracterizada pela improvisação, visando o exercício e a valorização dos movimentos humanos, bem como a sua apreensão como alternativa para exprimir os anseios e como elemento para reconhecer o espaço e o tempo. Instruir o aluno sobre os usos que ele pode fazer com o corpo, a conhece-lo e entender como ele pode se expressar através dos movimentos são algumas das finalidades que devem estar entrelaçadas com o ensino da dança nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com