TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição Imagem séc. 19

Por:   •  24/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Imagem: Retrato da Baronesa de Vassouras, Augusto Muller ,óleo sobre tela

150.00 x 94.00 cm

Os barões do café impulsionaram o mercado de arte brasileiro. O dinheiro vindo das plantações financiou a produção de retratos, que até então era exclusividade dos senhores de engenho e da borracha. Estes estimulavam as artes ao encomendar obras para suas coleções particulares.

Durante seu apogeu, na década de 1850, a cidade de Vassouras ostentou o título de “maior produtora de café do mundo”. Os fazendeiros do café, antes rústicos, educavam-se, socializavam-se e suas fazendas eram ampliadas e reformadas para atender às novas necessidades e receber hóspedes ilustres vindos da Corte. Foram construídos casarios, palacetes, hotéis (que viviam repletos), joalherias, teatro e sua vida social era intensa. Vassouras chegou a ser a maior cidade com fazendeiros nobilitados, passando a ser conhecida como “Cidade dos Barões”. 

A pintura traz o retrato da Baronesa de Vassouras.

Durante essa época as mulheres vestiam-se aqui no Brasil como se elas fossem verdadeiramente europeias. Com o calor do Rio de Janeiro e as mulheres usavam casaco de pele. Sem necessidade, mas era chique usar casaco de pele em Paris.

Nessa época era característico ver nas ruas mulheres usando cintura marcada, chapéus bem grandes, coque fofo, vestidos longos, botinhas e uma sombrinha a tiracolo. Já os homens usavam flor na lapela, calça comprida, paletó, gravata, colete e chapéu.

Pode-se perceber na imagem o exagero na forma feminina e a pompa com que os trajes eram feitos. A roupa é farta de detalhes e ornamentos, assim como de camadas de tecidos.

A cintura é marcada, entrando em contraste com as mangas bufantes do vestido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com