TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Design para um Mundo Complexo

Por:   •  7/9/2018  •  Bibliografia  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de Projeto e Inovação - Design Gráfico 2 semestre

Aluna: Michelle Freund

Leitura do segundo capítulo do livro "Design para um Mundo Complexo" de Rafael Cardoso

CARDOSO, R. Design para um Mundo Complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012

  1.  Cardoso fala rapidamente no final do segundo capítulo sobre a questão do descarte e do pós-uso. Qual a importância de tais conceitos para o meio ambiente?

Segundo o autor os objetos não morrem, sobrevivem, de modo que acabam se tornando lixo ou resíduos. Diante de tal problema ambiental, surge a questão: o que o design pode fazer nesse sentido para melhorar a situação?

A partir daí Cardoso explica como ao ganhar um duplo sentido de significado, um artefato possui menos chances de ser descartado. Outro exemplo dado pelo autor também é sobre o ciclo de vida de um produto, de forma linear, que vai desde a de sua concepção até o seu descarte. Segundo o autor: “poucos designers tentam fechar o ciclo, relacionando o descarte a uma nova modalidade de concepção” (pag. 160).

Para se projetar o pós-uso então, o autor fala de alguns princípios recomendáveis; o primeiro é a reversibilidade, ou seja, toda forma ou estrutura que possa ser facilmente desmontada, tendo suas partes como componentes, minimizam o acúmulo de lixo. A possibilidade de trocar de peças mantendo o objeto funcionando geram outro princípio, a manutenção. Outro princípio importante é a durabilidade do sentido, ou seja, quanto mais valor damos a determinado objeto (valor agregado) mais difícil fica de descartá-lo.

Pensando em como artefatos podem sobreviver além do tempo de seu uso previsto, a produção de tais objetos os tornariam menos propensos a descartes, de modo que o acumulo de lixo melhoraria, assim como o cuidado com o meio ambiente.

  1. Como o valor e o significado de determinado produto podem influenciar a sua funcionalidade?

O autor usa como exemplo relógios de pulso de três marcas diferentes: Rolex, Cassio e Swatch. Três marcas com diferentes prestígios. Segundo Cardoso, “em termos de sua funcionalidade e operacionalidade, sua principal função é cronometrar a passagem do tempo” (pag. 102).

Apesar de os relógios funcionarem do mesmo modo, ou seja, mostrando as horas, uma pessoa que usa Cassio nunca sentirá o prestígio, a importância, o luxo, o poder e a exclusividade de alguém que usa Rolex. Produtos influenciam o modo como nos sentimos em relação a situações cotidianas, pois adquirem o valor atribuído pelas marcas e pela sociedade ao nosso redor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com