TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina História da Arte da Pré-história ao Rococó

Por:   •  17/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.371 Palavras (14 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso de arte

Disciplina História da Arte da Pré-história ao Rococó

Linha do Tempo

                                                   Nome: Rosiane Aparecida Cunha RA 1070487

Rio Claro

2012

Linha do Tempo

A história da passagem humana na terra é marcada pela extrema variedade com que a vida do homem se constrói. As inúmeras formas de organização social, simbólica, religiosa, estão dispersas pelo globo, assumindo seu espaço e seu tempo, sendo que todas as perpetuações do homem são passiveis de materialização espacial e de perpetuação temporal, quer na forma de instrumentos e artefatos, quer na forma de pinturas, ou mesmo pela permanência de tradição (AZEVEDO NETO, 2001).

Cada população possui sua arte e durante seu desenvolvimento esta arte ajudou na edificação de templos e casas e para a realização de pinturas e de esculturas, sendo todas as civilizações produziram algum tipo de arte. No entanto, somente na Idade Moderna surgiram os museus e a definição de arte utilizada na atualidade, de que a arte é deleite e realizada para apreciação.

No passado a arte tinha uma função definida, não se podendo ignorar a função para a qual a obra havia sido criada, as construções antigas foram realizadas com o intuito de proteção de abrigo e as mais belas pinturas que aparecem nas paredes e no teto das cavernas, presume-se que tenham sido feitas para motivar as caçadas ou para afugentar o medo e protegê-los contra poderes que, para eles, era tão real quanto as forças da natureza (GOMBRICH, 2006).

Um rico acervo de arte esta vinculado aos povos do continente europeu, mas muito pouco difundida devido imposição Européia nos últimos séculos. A arte realizada nas tribos se desenvolvia de acordo com a necessidade de cada uma de forma a representar posteriormente a cultura transmitida em cada etnia.

No Brasil a arte não existia antes da colonização como nação, mas isso não significa que os povos que habitava estas terras não possuíam cultura artística. A arte produzida nesta época está relacionada às pinturas e objetos que os nativos construíam de acordo com suas necessidades primitivas, o que não deixa de ser arte, visto que a arte é resultante das necessidades humanas, assim não se realizava simplesmente arte, mas se tornava arte todos os artefatos que eram construídos para suprir as necessidades que os primeiros habitantes do Brasil possuíam.

Podemos definir que a arte brasileira é toda forma de expressão artística produzida no Brasil, desde a época pré-colonial até os dias de hoje.

Dentro desta ampla definição, estão compreendidas as primeiras produções artísticas da pré-história brasileira e as diversas formas de manifestações culturais indígenas, bem como a arte do período colonial, de inspiração barroca, e os registros pictóricos de viajantes estrangeiros em terras brasileiras.

Com a chegada da Missão Artística Francesa no século XIX, ensaia-se pela primeira vez a criação de uma escola nacional de arte, consolidada por meio do estabelecimento da Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Posteriormente, sob a influência do expressionismo, do cubismo e do surrealismo europeus, junto com uma valorização do primitivismo, o Brasil assistirá ao desenvolvimento do modernismo, que será progressivamente incorporado ao gosto da sociedade e da arte oficial, até que a assimilação das novas tendências surgidas no pós-guerra contribua para o florescimento da arte contemporânea brasileira.

Uma reflexão sobre arte e artistas foi realizada por Gombrich (2006)

Nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas.Outrora, eram homens que apanhavam um punhado de terra colorida e com ela modelavam toscamente as formas de um bisão na parede de uma caverna; hoje, alguns compram suas tintas e desenham cartazes para tapumes; eles faziam e fazem muitas outras coisas. Não prejudica a ninguém dar o nome de arte a todas essas atividades, desde que conserve em mente que tal palavra pode significar coisas muito diversas em tempos e lugares diferentes, e que Arte com ‘A’ maiúsculo não existe (p.15).

A arte é a representação da realidade e todas as pessoas ao olhar um quadro ou, um objeto, buscam associar à realidade ou a lembranças e, estas lembranças ajudam a fruir do que se vê, concebe-se assim, que a arte conta a história e se torna um dos principais instrumentos de propagação e perpetuação da realidade. Para Barbosa (2003) a partir do conceito antropológico de cultura e da atitude de estranhamento diante das desigualdades sociais há que se refletir sobre a multiculturalidade que se traduz em respeito e em valorização das singularidades, realçando o caráter único da história de uma vida. O maior desafio da pedagogia multicultural é aprender a lidar com a diversidade, compreendendo que cada pessoa é capaz de criar e recriar sua cultura própria.

Arte no Brasil

A arte rupestre pode ser denominada como aquela forma de expressão simbólica das populações pré-históricas, englobando pinturas e gravuras executadas sobre um suporte rochoso fixo de qualquer natureza (AZEVEDO NETO, 2001). É uma das primeiras manifestações estéticas da humanidade das quais temos conhecimento. Outros testemunhos que também se conservaram até o presente são ossos entalhados, pequenas esculturas de rocha e objetos cerâmicos. Além destes, é possível identificar, através dos desenhos rupestres, outras formas estéticas produzidas na pré-história, tais como pinturas corporais, adornos para cabeça, braceletes e cintas que devem ter sido feitas em penas ou plumas (VAZ, 2005).

No Brasil a arte rupestre já foi identificada em varias partes do território nacional, algumas áreas como na serra da Capivara, no Piauí, com data de cerca de 13000 a.C. Em Pedra pintada, na Paraíba, foram encontradas pinturas com cerca de 11 mil anos de idade. Em Minas Gerais, chamam atenção os registros de arte rupestre localizados em várias cavernas do vale do Peruaçu, que se distinguem por seus raros desenhos de padrões geométricos, executados entre 2.000 e 10.000 anos atrás. São igualmente dignas de menção as pinturas de animais descobertas em grutas calcárias no vale do rio das Velhas, em Lagoa Santa, Minas Gerais (WIKIPÉDIA, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com