TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  4/12/2019  •  Artigo  •  3.867 Palavras (16 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Lucia Aparecida Antonia dos Santos

Ru:1784367 2017/04

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL

Licenciatura em Pedagogia

FAZENDA RIO GRANDE

2019


Conhecer os espaços da escola, e a leitura do ppp, a metodologia usada foi a pesquisa, as observações participativa e a elaboração do planos de aula e. I última dia, observação e aplicação do plano.

As experiências do professor regente, e a interação com os alunos, a prática educativa implica na compreensão da ideia de tempos diferentes enquanto ciclos de formação humana, ciclos de aprendizagem, ciclos adequados.

O regime de funcionamento o homem vive em sociedade, e um ser inteligente que reflete e questiona, modifica as situações.

Assim temos em mente que uma educação voltada parar nossa realidade, na qual todos vivem buscando um bem comum, individual e coletivo, interagindo dentro de um processo mútuo, solidário e justo, tendo em vista essa concepção.

A instituição de ensino está sempre a disposição, não só dos pais mas também dos responsáveis pelos educandos, mais bem como os serviços da comunidade para através de um trabalho em conjunto a escola possa melhorar cada vez mais a sua qualidade de ensino. Bem como uma “merenda de qualidade, onde a mesma segue um cardápios elaborado por um nutricionista, onde o mesmo possa ser fixado em um mural da instituição para que todos tenham acessar aqui é e será servido aos educandos.

Organização da escola e professores;

A escola municipal Marlene Barbosa educação infantil e ensino fundamental, localiza-se na rua professor Alfredo gonchorores n° 337, no bairro pioneiros zona urbana do município de fazenda rio grande Paraná cep 83833.044. a entidade mantenedora da instituição e a prefeitura municipal de fazenda rio grande, situada na rua jacarandá, n° 300 bairro Eucaliptos, e-mail emarlenebarbosa@gmail.com, telefone (041) 3604-2273. A instituição oferece educação infantil organizados em pré de 4 e 5 anos, ensino fundamental anos iniciais do regime do nono ano (1° as 5° ano), bem como atende alunos da modalidade da educação especial, disponibilizando uma sala de recursos multifuncional tipo 1 (manhã e tarde).

De caráter rural surgiu no ano de 1980, denominando-se escola rural Marlene Barbosa. Somente no dia 08 de maio de 1992, através do ato n° 1274/92 está instituição passou a denominar-se escola municipal Marlene Barbosa.

Atualmente conta com 895 educandos matriculados sendo 779 do ensino fundamental e 116 da educação infantil. O casal João Gregório Barbosa e Anita Gregório Barbosa, moradores de fazenda rio grande, formaram uma família composta por 11 filhos entre eles uma menina chamada Marlene que se destacava entre as crianças locais por sua religiosidade. A família Gregório uma das primeiras da região, contribuiu muito para o desenvolvimento regional e a construção da escola. A primeira capela do município foi construída pela família Gregório no dia 27 de março de 1968 conta a população que a família Gregório voltava de uma novena e a menina Marlene de 9 anos ao descer do caminhão foi puxada pelas rodas e falecendo no local. Após o acide te o local foi doado pelo proprietário João Gregório Barbosa parar a construção da escola, por conta do aumento do número dos moradores no bairro. Houve a necessidade da abertura de uma escola que pudesse atender a demanda do ensino fundamental deste local. A escola ali construída, recebeu o nome de escola rural municipal Marlene Barbosa, estando localizada até hoje no mesmo local.

Em 1992, passou a chamar de escola municipal Marlene Barbosa em homenagem a filha do doador do terreno, a qual sofreu um acidente nas proximidades da instituição. Desde então é ofertada a pré-escola, quando ainda tinha o nome de escola estadual progresso. Nela funcionava educação infantil séries iniciais, ensino fundamental séries iniciais e finais. Em 1999, a educação infantil passou a funcionar mas dependências do CMEI Iguaçu, utilizando uma sala para duas turmas nós períodos manhã e tarde, porém no espaço cedido era o refeitório e não atendia as necessidades para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. No mesmo ano devido a dificuldades encontradas, foi necessário construir uma sala nós fundos do CMEI pela comunidade escolar em parceria com a prefeitura municipal. Em 2000 as turmas foram para as salas de catequese, fedidas pela igreja matriz São Gabriel da Virgem Dolorosa a qual se localiza nas proximidades da escola, ainda por falta de espaço. Somente em 2004 as turmas de educação infantil voltaram a ser atendidas dentro das dependências da escola municipal Marlene Barbosa. Em função da ampliação do ensino fundamental para 9 anos, a escola em concordância com as diretrizes municipais reorganizou-se com base no critério da cidade/série, a fim de efetivar o processo de transição de série para o ciclo de formação humana e aprendizagem, para garantir a efetivação do princípio aprovado na IV conferência municipal de educação de fazenda rio grande, 2006 que diz “a prática educativa implica com a compreensão da ideia de tempos diferentes enquanto ciclos de formação humana e tempos diferentes enquanto ciclos de formação humana e tempos de aprendizagem. O aluno será alfabetizado no seu tempo.

A escola atende nos últimos anos da educação infantil, a pré escola e ensino fundamental anos iniciais. A escola conta com 14 salas sendo uma de recursos, uma biblioteca, uma sala dos professores, uma secretária, uma sala de café, uma cozinha, uma sala de direção, dois banheiros para funcionários, 29 salas no total, um banheiro adaptado, computadores administrativos, ginásio de educação física coberto, corredores com cobertura, impressoras, copiadoras, aparelhos de som, tevês, Datashow e filmadora.

Avaliação e recuperação paralela: no ensino fundamental e por meio da recuperação paralela, que cabe a escola oferecer oportunidades diagnosticadas que possam ser superadas, como está disposto na deliberação 07/99 do CO/PR recuperação paralela dar-se-a de forma permanente e concomitante ao processo de ensino-aprendizagem referente a cada avaliação realizada no período independentemente do nível de apropriação dos conhecimentos básicos, isto permite que todos os alunos tenham oportunidades de apropriar-se do conhecimento acumulado por meio de metodologia diversificada e participativa.

O processo de recuperação paralela deveria acontecer com a retomada do conteúdo, com essa partida do diagnóstico oferecido pelos instrumentos de avaliação e em seguida pela reavaliação do conteúdo já retomado em sala.

O pré conselho é um momento de reflexão entre educadores e equipe pedagógica, durante a hora atividade. São expressa como forma de reflexão individualizada acerca de cada educando. É momento no qual se discute i processo educativo de cada turma e de cada criança em particular. Pode-se efetivar periodicamente, com acompanhamento da equipe pedagógica com objetivo de análise do portfólio, bem como a prática registrar acerca do processo avaliativo. A partir da análise qualitativa do processo de avaliação formativa e das reflexões e discussões no pré conselho e conselho de classe, é importante a formalização do registro, ou seja, parecer a avaliativo para o 1° ciclo – tempo de vida III (1°, 2° e 3° ano), boletins (notas) para o 2° ciclo – tempo de vida IV (4°, 5° ano, contando elementos significativos acerca do processo ensino-aprendizagem). Este registro formal tem como referência a matriz curricular, a qual estabelece as aprendizagens a serem desenvolvidas no ciclo da infância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com