TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETA – ESTÚDIO DE TREINAMENTO ARTÍSTICO (FICHA DE LEITURA)

Por:   •  10/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 10

ETA – ESTÚDIO DE TREINAMENTO ARTÍSTICO (FICHA DE LEITURA)

Nome: Felipe Felix São Pedro Turma: Modulo III - quinta-feira – período noturno

Nome da obra: Uma cidade sem passado

Época: Lançado em 1990, na Alemanha, após o fim da 2º guerra, na época da Guerra fria, época em que havia bastante conflito indireto entre URSS e EUA, e o mundo estava se curando das feridas da 2° guerra mundial, as feridas ainda estavam abertas especialmente na Alemanha, em que milhares de pessoas, judeus, nazistas e outros morreram, muitos injustamente, o sentimento de vergonha, arrependimento, preconceito estavam bem latentes.

Nacionalidade: Alemã

Direção: Robert Wiene (Nascimento: 27 de abril de 1873, Breslávia, Polônia / Morte: 17 de julho de 1938, Paris, França)

Personagens:

  • Sonya (a principal que rege o filme quebra a quarta parede narra os acontecimentos), adolescente que escreve sobre sua cidade e o nazismo, ela pode representar todas as pessoas que vão atrás dos fatos mesmo, os formadores de opinião, que não se contentam em engolir qualquer história bonita que lhe é contada.

Sinopse: Sonya, uma adolescente da Bavária, quer escrever um ensaio sobre o impacto do nazismo em sua aldeia. Rapidamente ela se transforma em objeto de escárnio dos habitantes da cidade, que têm muito a esconder. Mas a provinciana e católica Pfilzing não consegue abater o ânimo da jovem, que decide lutar sozinha contra os poderosos locais para obter os arquivos de perseguição aos judeus e comunistas.


Análise crítica

Esse filme, tecnicamente falando tem alguns elementos do expressionismo, a quebra da quarta parede, e as 1:06:11 em que eles ficam congelados por alguns instante, tem um fato interessante que em alguns momentos, há um filtro em preto e branco que mostra a infância da heroína e fica colorido minutos antes dela receber a noticia de escrever uma redação sobre o III Reich, é como se nesse momento ela tivesse criando suas memórias, seria como se ele estivesse deixando de ser alienada, depois da viagem a Paris, eu vou citar um filme atual como exemplo “O doador de memoria”, ela é a única que consegue enxergar diferente dos demais, e através dela, os mortos no nazismo tem a chance de se  expressar e poderão ser ouvidos através da pesquisa dela, isso fica mais claro as 1:17:57 em que um flashback dela aparece quando ela é espancada, uma linguagem metafórica eu associa ela com os prisioneiros de guerra.

O filme se passa na época da guerra fria (URSS x EUA, período das espionagens e enfim), depois da Alemanha perder a segunda guerra mundial. Aliás, o filme se passa lá em uma época que estavam se recuperando da guerra em 1970.

Esqueletos no armário, resume o que acontece naquela cidade, porque Sonya acaba descobrindo todos os podres que ocorreram lá na época do III Reich, toda a corrupção que aconteceu e, pelos grandes tanto da religião quanto da politica, além de pedofilia e total abuso de professores.

Ele mostra o quanto uma educação, deixa de ser um direito e passa a ser um serviço de “educar” as massa a fim de fazer com que elas descartem o que for “dar trabalho” aceitando logo a primeira e “mais bonitinha” historia de forma simbólica, (ao estilo dos que assistem todo dia apenas o Jornal Nacional), isso logo aos 9:30 de filme, mostrando o quando o dinheiro é o que importa, se você for uma porta, mas tiver dinheiro vai longe.

A morar da história é sobre hipocrisia, sobre o que você faz “quando ninguém” está vendo, quando o legal é ser “Nazista”, nos mostra como o ser humano é falho, baixo e capaz de tudo por dinheiro, poder, ou mesmo quando está movido pelo preconceito, e também sobre manipulação da massa que acontece até hoje e que se você deixar, acaba sendo mais um no meio dos Alienados.

Com esse poema de Brecht posso resumir a ideologia que o filme passa:

Precisamos de você (Bertold Brecht)

Mensagem sobre o valor de aprender.

Aprende - lê nos olhos,
lê nos olhos - aprende
a ler jornais, aprende:
a verdade pensa
com tua cabeça.
Faça perguntas sem medo
não te convenças sozinho
mas veja com teus olhos.
Se não descobriu por si
na verdade não descobriu.
Confere tudo ponto
por ponto - afinal
você faz parte de tudo,
também vai no barco,
“aí pagar o pato, vai
pegar no leme um dia”.
Aponte o dedo, pergunta
que é isso? Como foi
parar aí? Por quê?
Você faz parte de tudo.
Aprende, não perde nada
das discussões, do silêncio.
Esteja sempre aprendendo
por nós e por você.
Você não será ouvinte
diante da discussão,
não será cogumelo
de sombras e bastidores,
não será cenário
para nossa ação!


ETA – ESTÚDIO DE TREINAMENTO ARTÍSTICO (FICHA DE LEITURA)

Nome: Felipe Felix São Pedro Turma: Modulo III - quinta-feira – período noturno

Nome da obra: O Gabinete do Doutor Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari)

Época: Lançado em 1920, em um país que estava em crise financeira e política, que estava no pós-guerra, por conta do tratado de Versalhes, acordo de paz que dizia que os perdedores, como a Alemanha, deveriam indenizar os países vencedores, e por conta disso a Alemanha estava “mal das pernas”.

Nacionalidade: Alemã

Direção: Robert Wiene (Nascimento: 27 de abril de 1873, Breslávia, Polônia / Morte: 17 de julho de 1938, Paris, França)

Personagens:

  • Dr. Caligari: Hipnotizador, que na verdade é um doutor de um sanatório, cujo objetivo é curar seu paciente, ele se mostra a principio de um jeito, mas no final, não é o vilão;
  • Cesare: Sonambulo, suposta vítima do Dr. Caligari;
  • Jane: Noiva, moça pelo qual Cesare se interessa, mas é outra louca do hospício, tem características comuns de vitima;
  • Alan: Amigo que morre cedo assassinado e que era interessado em Jane
  • Francis: Investigador, sempre desconfia, com sede de justiça.

Sinopse: Francis (Friedrich Feher) e o amigo Alan (Hans Heinrich von Twardowski) visitam o gabinete do Doutor Caligari (Werner Krauss), onde conhecem Cesare (Conrad Veidt), um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá. Assim acontece e Alan acorda morto no dia seguinte, o que faz com que Francis suspeite de Cesare. Francis então começa a espionar o que o sonâmbulo faz com a ajuda da polícia. Para descobrir todos os mistérios, Francis acredita só haver uma solução: adentrar no misterioso gabinete do Doutor Caligari.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (154.6 Kb)   docx (753.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com