TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação musical na contemporaneidade

Por:   •  7/4/2019  •  Resenha  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica 3

Ser professor em projetos sociais: aspectos da formação e da atuação

  O texto“ Ser professor em projetos sociais: aspectos da formação e da atuação” discorre bem sobre os principais levantamentos no que se refere aos conteúdos do ensino de música nos projetos sociais.

   É importante reconhecer que a formação é um processo contínuo e sempre estará relacionada com a vida. No processo de formação nos projetos sociais, a atividade do professor forma o próprio professor, e que por sua vez, só pode ensinar conteúdos que estejam baseados na sua formação. Nos projetos sociais o professor deve indagar o que é a música para seus alunos, quais seus contextos sociais, como se organiza os projetos e estar atendo as várias experiências decorrentes da sala de aula, anotar tudo, com o propósito de dar mais significado as aulas e consequentemente melhorar o aprendizado dos alunos. O texto levanta várias experiências dos alunos e na maior parte delas a música é atribuída como alternativa para suas vidas. Também afirma que o professor que mais participa da vida de seus alunos, têm mais chances de ter aprendizados mais significativos, ou seja, transformar os outros e, ao mesmo tempo, se transformar. No que se refere aos aspectos práticos do ensino de música, levanta a importância do ensino coletivo e o ensino da música pelas pessoas e não pela própria música em si, que, aliás, considero este o principal levantamento de todo texto.

  Por fim, na relação ensino-aprendizagem, o professor depende do aluno e o aluno depende do professor, sendo a música o elo entre ambos, e os projetos sociais, se comparados as outras modalidades do ensino de música, possuem em sua estrutura pedagógica, um ensino mais significativo.

Acadêmico: Luiz carlos Junior

Metodologia do ensino da música IV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com