TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino De Arte E Musica

Ensaios: Ensino De Arte E Musica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  3.391 Palavras (14 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 14

ENSINO DE ARTES E MÚSICA.

Unidade 2 – Leitura de Imagens e a Possibilidade que esta Oferece para o Trabalho Interdisciplinar

WEBAULA 1

Todos os seres humanos deveriam ter uma experiência artística, pois a arte tem o poder de fazer com que o ser humano se conheça melhor, seja mais sensível, perceptível, imaginativo, crítico, criativo e tem também, a magia de provocar em outros seres humanos emoções diversas.

Vamos iniciar nossa leitura com a leitura de algumas imagens!

Curiosidade

O termo Ilusão de óptica ou Ilusão de ótica aplica-se a todas ilusões que "enganam" o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo errôneo. Algumas são de caráter fisiológico, outras de caráter cognitivo.

As ilusões de ótica podem surgir naturalmente ou serem criadas por astúcias visuais específicas que demonstram certas hipóteses sobre o funcionamento do sistema visual humano. Imagens que causam ilusão de ótica são largamente utilizados nas artes, por exemplo, nas obras gráficas de M. C. Escher.

Fonte: Ilusão de óptica:

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilus%C3%A3o_de_%C3%B3ptica

Esta imagem a seguir, é uma imagem estática ou em movimento?

Figura 1 - Um pouco de Ilusão de Ótica

Fonte: Ilusões optica. Disponível em: http://ensinarevt.com/ilusoes_optic/

Como vocês podem perceber, nossa conversa estará em torno das artes visuais e das possibilidades que suas modalidades nos permitem. Desta forma, nosso assunto será sobre imagens, com maior ênfase nas obras de arte. A leitura e o trabalho com obras de arte possibilitam muitas propostas artísticas.

Convido vocês a brincarem com as imagens, em seguida apresentarei exemplos de um trabalho interdisciplinar a partir da leitura de uma obra de arte.

Link

Agora confira ao vídeo Ilusão ótica:

http://ilusoesoptica.blogspot.com/

Ao levar uma imagem ou obra de arte, para a sala de aula, habilidades de percepção, intuição, raciocínio e imaginação atuam. É bom que desde cedo os alunos tenham contato com obras artísticas, conhecendo certos artistas, suas obras, a técnica e os materiais utilizados, o contexto em que foram produzidas, os sentimentos e lembranças que ela provoca. Em suma, inseri-los em um contexto cultural, por intermédio da leitura e também releitura de obras. De acordo com Martins (1998, p. 74):

Da mesma forma que para ler os livros precisamos decodificar as letras, sílabas, dominar a gramática, enfim, ser alfabetizados nessa língua, o mesmo acontece com a arte. Quanto mais uma pessoa entra em contato com as formas artísticas, mais se aprofunda nessa linguagem, enriquece seu repertório, conhece autores/artistas, tem acesso à compreensão da produção estética da Humanidade.

Quando falamos em leitura de imagens diversas, muitas pessoas ficam confusas sobre o que realmente seja, pois não concebem as imagens como textos, muito menos para serem lidos. Mas nós lemos, fazemos constantemente nossas leituras, não só de textos escritos ou verbais como também de outros. Mesmo que essas leituras não sejam conscientes, nós lemos. Lemos o mundo a nossa volta e tudo o que ele nos oferece. Lemos as cores, as formas, as texturas, os sons, as imagens e as pessoas. Para Rezende (2007) “a leitura implica em tramitar por tudo isso, as coisas são vistas em conjunto”.

Voltando à sala de aula e a leitura de imagens, é aconselhável que essa leitura seja oral, para que o educador possa saber como os alunos estão observando e interpretando a obra, para provocá-los, caso seja necessário, a perceberem maiores detalhes e fazerem perguntas, deixando dessa forma, a aula mais dinâmica e completa.

Em uma proposta de leitura de obra, o professor deverá iniciar fazendo alguns questionamentos, mas é bom lembrar que neste tipo de proposta, o professor é o mediador, que deverá fazer suas intervenções apenas nos momentos oportunos, quem mais deverá falar sobre suas percepções e sensações são os alunos. Estas intervenções, se necessárias, serão uma forma de instigar o olhar de seu aluno, levantando questões que não foram percebidas.

Quando o aluno faz a leitura de uma obra de arte, geralmente ele cria uma história sobre o que está vendo, o professor deve deixá-lo dar asas à imaginação, isto contribui para mais tarde, quando ele for produzir um texto. Quanto mais o aluno exercitar a imaginação, mais facilidade terá em produzir textos.

Depois da leitura de obra, o educador pode contextualizá-la da seguinte forma: tal imagem foi produzida por um sujeito, em um determinado contexto, em uma época determinada, segundo sua visão de mundo. As informações relativas às obras trabalhadas deverão ser breves, pois é fora de propósito dar uma aula de história da arte nos moldes da escola tradicional, com memorização de datas e locais a alunos do ensino fundamental (series ou anos iniciais). A contextualização histórica deverá ser breve, de acordo com a idade dos alunos, com seu tempo de concentração e também com a sua curiosidade.

Segundo Pillar (2008), ler uma obra seria perceber, compreender, interpretar esta trama de cores, texturas, volumes, formas, linhas que constituem uma linguagem. Perceber objetivamente os elementos presentes na imagem, sua temática, sua estrutura. Seria saboreá-la em diversos significados. A leitura de uma obra de arte é uma aventura onde cognição e sensibilidade se interpenetram na busca de significados, na leitura de mundo.

Ao sugerirmos leitura de imagens, dentre elas obras de arte, faz-se necessário lembrar, que esta leitura poderá acontecer tanto em sala de aula, como também em aulas extraclasse, com visita a museus, galerias, exposições, etc.

Até então falamos de leitura de imagens diversas, dentre elas a de obras de arte. Vamos agora abordar a releitura, uma pratica difundida por todo o Brasil, mas que muitas vezes é entendida de forma equivocada. A releitura poderá acontecer após, ou antes, da leitura de obra de arte. Releitura é uma das possibilidades de um trabalho a partir de uma imagem, mas temos muitas outras propostas artísticas muito interessantes também, que apresentaremos no decorrer deste texto.

Muitos professores acreditam ser a releitura é a cópia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com