TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola

Resenha: Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

Quais os objetivos do Estágio seguindo discussãoes realizadas de forma teórica.

A escola ideal é aquela que provê, no dia-a-dia, a formação cultural e científica, possibilitando o contato dos alunos com uma cultura de cunho científico, técnico, estético e movida pôr princípios éticos. Uma escola de qualidade; contra a exclusão econômica, política, cultural e pedagógica.

Estes são trabalhados, partindo da realidade do aluno para conhecimentos científico mais abrangentes e elaborados. Os conteúdos estão voltados às concepções que valorizem a dimensão humana e social, trabalhados na coletividade, na valorização da convivência grupal, com suporte e acompanhamento tecnológico adequado aos nossos tempos. Os conteúdos devem valorizar o aprender a aprender, transformando-se em ferramentas para a transformação social e possibilitando ao aluno a fundamentação teórica necessária á continuidade dos seus estudos em nível superior.

O método de ensino adotado por pela escola privilegia as concepções expressas nos pressupostos de aprendizagem deste plano e contempla o conhecimento preexistente a cada aluno, a interação entre teoria e prática, a interdisciplinaridade e o estabelecimento de relações entre o conhecimento teórico e a prática do dia-a-dia.

Precisa ter presente a compreensão crítica e o funcionamento da realidade, associando a ela o processo pedagógico do ensino – aprendizagem.

A aprendizagem é o momento de compreensão da realidade, da observação e manipulação de dados e da argumentação que venham estimular a capacidade criadora. Só há a efetivação da aprendizagem onde houver um clima de tranqüilidade e de confiança oferecidos, necessariamente, pelo professor e a estrutura educacional que lhe é possibilitada.

É preciso deixá-lo descobrir o funcionamento e o significado do que lhe é proposto pelo professor. Durante o processo de aprendizagem, os alunos descobrem algo muito importante e que dá um imenso prazer: a sua capacidade de aprender e compreender. Com isso, a aprendizagem deixa de ser um fim em si mesma para se tornar um instrumento de autoconhecimento, de autodesenvolvimento e de autonomia.

A aprendizagem é um processo social e, como tal, depende da interação entre indivíduos. É preciso que se respeite o processo de apropriação do conhecimento de cada um. O professor precisa levar em consideração as diferenças existentes entre os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com