TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica em organizações

Resenha: Etica em organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

O caráter que uma pessoa tem é decisivo para a sua vida, pois ainda que os fatores externos condicionem em um sentido ou outro caráter, se a pessoa o assumir, é o centro último da decisão, pois a ética é uma pratica irrenunciavelmente individual, intransferível e íntima, porém, é oportuno lembrar que as Organizações com seus valores influenciam neste processo decisório podendo facilitar as boas escolhas ou tornar-las um ato heróico de quem assim queira agir, pois a ética pessoal assinala que existem situações nas quais é necessário confrontar o grupo ou a comunidade a que se pertence e atuar de maneira determinada importar-se com os interesses afetados. Por tanto pode se dizer que o primeiro sentido da ética um saber que pretende orientar as pessoas na forja do caráter.

Para o desenho de uma ética nas organizações faz-se necessário:

-Determinar o fim específico da atividade organizacional que é responsável por sua legitimação social;

-Averiguar os meios adequados e os valores a serem incorporados no desempenho desta atividade específica;

-Indagar pelos hábitos a ser adquiridos e inforjando um caráter que permita deliberar e tomar decisões acertadas em relação às metas;

-Discernir que relação deve ocorrer entre as atividades e as organizações;

-Identificar quais são os valores éticos da sociedade na qual está inserida a organização e quais os direitos que essa sociedade reconhece as pessoas.

Ultimamente, o interesse ou a preocupação com a ética empresarial e de seus dirigentes e empregados tem crescido, sendo alvo da mídia e da literatura sobre administração.

Para o entendimento dos processos de tomada de decisão é imprescindível a compreenção das finalidades da organização.

Neste sentido, a educação e a preocupação como atuar eticamente correto deverão formar parte do desenvolvimento da organização;

Segundo Maximiano (1992) "uma Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. por meio de uma Organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa".

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste trabalho vimos q a ética é muito importante em nossas vidas, nas tomadas de decisões em grupo ou individual ou até mesmo em uma concentração .

Tanto o Sistema da concentração como o Sistema da desconcentração dizem respeito à Organização administrativa de uma determinada pessoa colectiva pública. Mas o problema da maior ou menor concentração ou desconcentração existente não tem nada a ver com as relações entre o Estado e as demais pessoas coletivas: É uma questão que se põe apenas dentro do Estado ou apenas dentro de qualquer outra entidade pública.

Enviado pelo meu Windows Phone

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com