TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do pensamento sustentável

Projeto de pesquisa: Evolução do pensamento sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O objetivo é discutir os três tipos básicos de sustentabilidade, apresentando suas características e importância, além de relacionar com a sustentabilidade no agronegócio, entidade sem fins lucrativos e órgaos públicos. São apresentadas carac¬terísticas da sustentabilidade, pois não há um conceito definitivo.

Também são apresentadas as dimensões ou pilares básicos da sustentabilidade: a ambiental, a social e a econômica.

A evolução do pensamento sustentável, que parte da esfera pública, cabendo a cada nação promover o desenvolvimento sustentável em seu território, chega às organizações privadas, e os clientes mais exigentes demandam uma posição mais responsável das empresas. Nesse enredo, emerge o conceito de sustentabilidade empresarial, composta de ações que procuram visar à redução de impactos ambientais e à promoção de programas sociais, mantendo-se economicamente viável no mercado.

Sabendo-se que o crescimento é inevitável, é preciso criar uma estrutura para suportá-lo e supri-lo, para produzir mais, reciclar mais, conscientizar mais e consumir menos. A população deve agir menos agressivamente em relação ao meio ambiente, pois os recursos naturais são limitados. Assim, alguns fatores devem ser mais disseminados e realizados, como produzir degradando menos de forma mais limpa e reduzindo o consumo. No entanto, há as desigualdades sociais. Mesmo sob essas condições, o país cresce sem controle, a população aumenta e consequentemente se avolumam os problemas sociais, políticos, econômicos e, em especial, os relacionados ao meio ambiente, fazendo que os recursos naturais fiquem escassos mais rapidamente. O que afeta uma sociedade afeta todo o mundo

Por fim, relaciona-se a sustentabilidade no agronegócio, onde é mais evidente a questão ambiental, devido aos problemas de degradação do meio ambiente. Nota-se uma inclinação maior para a sustentabilidade ambiental, mas os demais aspectos têm sido discutidos, fazendo com que haja maior conhecimento sobre a sustentabilidade e suas dimensões.

SUSTENTABILIDADE

Uma das definições mais tradicionais para o conceito de sustentabilidade de uma atividade é que ela seja economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente adequada. Ainda que esses critérios sejam interdependentes entre si, a análise pode ser útil como uma primeira aproximação para uma determinada situação, oferecendo informações básicas e revelando as relações entre esses aspectos.

É comum relacionar desenvolvimento sustentável a políticas públicas e sustentabilidade às demais ações promovidas pelo setor privado. No entanto, Young e Steffen (2006) salientam que a maior participação das organizações na sustentabilidade não pode substituir a ação pública e que as medidas voluntárias tornam-se mais comuns no setor privado. O setor empresarial, então, assume um papel fundamental na promoção de mudanças, movida por valores morais, para que se supere a crise da insustentabilidade. O objetivo de qualquer organização é obter o maior retorno possível sobre o capital investido, ou seja, gerar lucro e remunerar seus acionistas. Para tanto, utiliza-se de ferramentas disponíveis para estar à frente dos concorrentes, obtendo maiores margens e fatias de mercado. Layrargues (1998, p. 60) afirma que “[...] as empresas que procuraram se alinhar [à sustentabilidade], ao invés de reagir negativamente, acabaram descobrindo ganhos importantes de

produtividade e competitividade”.

Para que as organizações possam contribuir para a sustentabilidade, devem modificar seus processos produtivos, quando for necessário, para se tornarem sustentáveis. Isso implica construir sistemas de produção que não causem impactos negativos e que estejam contribuindo para a recuperação de áreas degradadas ou oferecendo produtos e serviços que contribuam para a melhoria da performance ambiental dos consumidores.

Coral (2002, p. 129) apresenta

um modelo de sustentabilidade a ser aplicado pelas empresas:

QUADRO 1

MODELO DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA SUSTENTABILIDADE SOCIAL

FAZER AQUI

A sustentabilidade passa a ser uma realidade nas organizações brasileiras. Na década de 1980, em decorrência do aumento da consciência ecológica, o setor apresentou-se disposto a pagar o preço da consideração dessa nova variável no processo produtivo. A preocupação ambiental passou, gradativamente, a ser encarada como uma necessidade de sobrevivência, diferenciando as organizações em termos de política de marketing e de competitividade no mercado

Na visão da Organização das Nações Unidas (ONU), a sustentabilidade envolve os seguintes aspectos: con¬servação do solo, da água e dos recursos genéticos animais e vegetais, além de não degradar o ambiente, ser tecnicamente apropriado, economicamente viável e socialmente aceito (GIORDANO, 2005).

Nota-se a abrangência do termo sustentabilidade, que vai além de simplesmente não degradar o ambiente, incorporando questões de qualidade de vida, competitividade empresarial, resultados positivos, tecnologias lim¬pas, utilização racional dos recursos, responsabilidade social, entre outros.

Savitz e Weber (2007, p. 3) dizem que “sustentabilidade é gestão do negócio de maneira a promover o cres¬cimento e gerar lucro, reconhecendo e facilitando a realização das aspirações econômicas e não-econômicas das pessoas de quem a empresa depende, dentro e fora da organização”.

De acordo com Barbieri e Cajazeira (2009, p. 67), “a sustentabilidade econômica possibilita a alocação e gestão eficiente dos recursos produtivos, bem como um fluxo regular de investimentos públicos e privados”.

SUSTENTABILIDADE NO AGRONEGOCIO

A sustentabilidade no agronegócio é bastante evidente na agricultura, principalmente pela dimensão ambiental. As atividades agrícolas são reconhecidamente causadoras de problemas ao meio ambiente

O Sebrae (2009, p. 6), ao caracterizar um dos programas que desenvolve, Tecnologia Social do PAIS, diz que “... é sustentável porque preserva a qualidade do solo e das fontes de água, incentiva o associativismo dos pro¬dutores e aponta novos canais de comercialização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com