TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME: DO QUE AS MULHERES GOSTAM

Resenha: FILME: DO QUE AS MULHERES GOSTAM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Resenha  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 3

FILME: DO QUE AS MULHERES GOSTAM

O filme mostra o que acontece com um homem quando depois de um acidente doméstico ele passa a ter o dom de “escutar” os pensamentos das mulheres. Apesar de partir de uma idéia central pouco verossímil já que na prática é impossível alguém “escutar” os pensamentos alheios, seu mérito está em conseguir justamente a partir dessa idéia, tratar de diversos temas sérios que circundam a vida de muitos, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional de uma forma leve e bem humorada, mas que leva o espectador a pensar.

Merece destaque a escolha do ambiente do filme que se passa quase que completamente no meio corporativo. Por sinal, um grande acerto do filme é mostrar de uma forma muito próxima daquela que acontece no mundo corporativo real, disputas internas, vaidades, brigas de egos, deslealdade, falta de companheirismo, entre outros problemas. A própria disputa que o personagem central trava com sua nova chefe é um grande exemplo disso. Muitos especialistas concordam que disputas são até mesmo necessárias desde que aconteçam de forma leal. Isso significa dizer que deve prevalecer o potencial de cada um, sua competência, suas qualidades, mas o que se vê no filme, é uma pessoa utilizando de um diferencial (no caso, o dom de ouvir o pensamento alheio) para tirar vantagens individuais e pior ainda, denegrir a imagem da colega.

Outro ponto que merece destaque é o enfoque dado à relação de consumo. Algumas questões relevantes podem ser destacadas como, por exemplo, a maneira como o consumidor é visto; como são elaboradas as estratégias para conquistá-los. O “dom” do personagem para conseguir seus objetivos, é muito provavelmente o sonho de consumo de qualquer pessoa do ramo já que ouvir os pensamentos, saber o que se passa na cabeça das pessoas, é talvez a única maneira de agradar totalmente todos os consumidores; a maneira mais acertada para quem precisa saber o que os consumidores querem de fato. Se fosse possível na vida real “ouvir os pensamentos” do consumidores, seria tarefa facílima agradá-los, mas sendo isso algo impossível, fica a mensagem do filme que para atingir um público alvo, não somente é necessário saber o que esse público quer e espera, mas se possível viver como esse público, entendendo o que pensa e sente.

Um ponto interessante é que o filme trabalha uma marca real, no caso a Nike, conhecida mundialmente, mas que no filme aparece com a necessidade de atingir um segmento de público específico, no caso o feminino. No exemplo do filme, a situação fica ainda mais difícil por se tratar de um homem tendo que ter uma percepção a respeito do universo feminino. Por sinal, outro trunfo do filme. Isso permitiu evidenciar que por mais difícil que pareça ser a tarefa de satisfazer um determinado público, isso é sim possível, mas é preciso para isso empenho pesquisa e muito trabalho, ainda que no caso esse trabalho tenha sido facilitado pelo dom que o personagem adquiriu.

Por fim, o filme tem mais um grande mérito que é o desfecho quando após passar praticamente todo o filme agindo de forma antiética, o personagem numa atitude humana reconhece seus erros e procura se redimir. Isso é feito de forma simples e sem falsos moralismos, o que leva o espectador a refletir sobre a capacidade que temos de errar e de corrigirmos nossos erros. Claro que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com