TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS SÓCIO FILOSOFICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  13/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

IFCE CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE

LICENCIATURA EM MÚSICA

EQUIPE: EUGENIO CASTRO, IVO,

CARLOS MOURA, LUANA E

MARIA ILSENIR RODRIGUES

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SÓCIO FILOSOFICOS DA EDUCAÇÃO

 Prof.ª MARIA CLARICE SANTIAGO SILVEIRA  

LIMOEIRO DO NORTE

2019

           ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO

           TEMA: ESTUDOS E PESQUISAS EM ANTONIO GRAMSCI

I - ESCOLA E EDUCAÇÃO EM GRAMSCI

  1. Biografia e papel da escola e da educação em Gramsci.

Antônio Gramsci  filosofo marxista, crítico literário, jornalista, político italiano. Nascido em Itália em 22 de janeiro de 1891 e faleceu com 46, motivo da morte hemorragia cerebral em 27 de Abril de 1937. Foi um dos fundadores do partido comunista da Itália. Chegou a ser deputado do distrito de Vêneto,  Foi preso pelo regime fascista, por escrever em uma carta com os erros dos políticos da esquerda. Casou com uma violinista “Julia” teve dois filhos, Délio e Guiliano porem sua vida nunca foi fácil. Gramsci estudava muito e conseguiu uma bolsa na Universidade de Turim. Ele teve duas obras que foram: As cartas de cárcere e os cadernos de cárcere, também teve uma participação no livro “escritos políticos”.  Gramsci escreveu sobre a teoria política, sociologia, antropologia e linguística.  Ficou conhecido e famoso principalmente pela elaboração do conceito “Hegemonia e bloco hegemônico”.

II - GRAMSCI E A EDUCAÇÃO

  1. Concepção gramsciana de educação.

O conceito gramsciano de hegemonia, não se restringe a esfera da educação,mas a todo campo vasto da cultura, já que a hegemonia é também econômica e política, além de uma relação pedagógica dos intelectuais com as massas.

  1. Proposta gramsciana de educação.

Educação cultural de interesse coletivo, priorizando-se uma formação integral da sociedade; O não rebaixamento cultural e escolar das classes populares; Integração da Cultura do novo humanismo com a educação politécnica

profissionalizante no campo do ensino superior; Implantação de um programa escolar concreto que se baseie em uma Escola de Liberdade, culta e viva; Transformação da Universidade Academicista e religiosamente dogmática em uma Universidade Popular, que priorize a integração do espírito criativo ao conteúdo do novo humanismo; Criação de uma Associação de Cultura Popular com objetivos revolucionários e limites de classe definidos; Tornar o Partido Político do Proletariado em um grande “educador-coletivo; Todas essas proposições culminaram com a implantação de uma Escola de novo-tipo, historicamente mais orgânica com o mundo do trabalho industrial moderno, ou seja, uma Escola Unitária, de cultura geral, humanista e formativa do novo cidadão socialista, que relacione de forma equilibrada o desenvolvimento da capacidade do trabalho politécnico científico-industrial com o desenvolvimento intelectual de uma educação integral que o capacite como futuro dirigente e autogestor de suas destinações históricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com