TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação - fins subjetivos e objetivos

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  1.311 Visualizações

Página 1 de 2

Atenas e Esparta, fins subjetivos e objetivos

[...] a educação encontra-se na base de qualquer sistema político e social, sendo suporte indispensável para a realização tanto dos fins subjetivos (do indivíduo) como dos fins objetivos (da sociedade). O grande desafio com o qual a educação sempre se depara é como reconciliar os fins subjetivos com os objetivos.

Quando a cultura grega entra no período clássico do seu desenvolvimento é que as duas pólis gregas Atenas e Esparta recebem seu destaque, evidenciando duas vertentes de educação.

Na estrutura social da Grécia, frequentemente eclodia-se conflitos seguidos por guerras, pois as pólis tinham estruturas sociais e políticas próprias e isso fazia com que os cidadãos estivessem sempre em prontidão, para se necessário combater. Nesse momento o Estado conferia o maior valor às ações humanas do que a qualquer outra coisa. É nesse pano de fundo que as vertentes observadas estavam emergindo.

Em Esparta a formação do indivíduo tendia a beneficiar o Estado, a educação tinha como sua missão fundamental formar cidadãos compatíveis com o projeto político de Esparta, o indivíduo não era concebido em sua dimensão subjetiva, a título de compreensão da força dessa vertente pode ser observada pelo fato que o Estado considerava as crianças e os jovens suas propriedades, sendo assim moldados para os devidos fins, conforme as necessidades estatais, descartando por completo o desenvolvimento subjetivo e pessoal do indivíduo. Na contramão do modelo Espartano os Atenienses trazem um ideal mais humano e liberal, sendo assim mais voltado para o aperfeiçoamento pessoal e subjetivo, tendo em sua forma discrepâncias importantes a serem observadas.

Enquanto Esparta apropriava-se das crianças e jovens, em Atenas a propriedade cabia à família e, antes, ao pai, enquanto Esparta desconsiderava o indivíduo, Atenas tinha um ideal educativo que continha ao menos três aspectos que enfatizavam o indivíduo, com um ideal mais humano e liberal:

  • Ginastica – Ideal humanista de harmonia entre o corpo e a mente
  • Música – Cabia formar o senso de temperança e moderação
  • Escrita – Principal meio de aquisição de conhecimento e interação com outros aspectos.

As principais ideias do humanismo Ateniense expressam-se em termo de igualdade, liberdade e individualidade. Assim podemos observar com clareza as características objetivas e subjetivas dos modelos apresentados.

Referências Bibliográficas        

CORRÊA, R. A.; KRATANOV, S. V. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 1 e 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com