TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - ACQA

Em carta enviada à Lisboa em 1558, o padre jesuíta Manuel da Nóbrega destaca:

A lei, que lhes hão-de dar, é defender-lhes comer carne humana e guerrear sem licença do Governador; fazer-lhes ter uma só mulher; estirem-se, pois têm muito algodão; ao menos depois de cristãos, tirar-lhes os feiticeiros; mantê-los em justiça entre si e para com os cristãos; fazê-los viver quietos sem se mudarem para outra parte, [...] tendo terras repartidas que lhes bastem, e com estes Padres da Companhia para os doutrinarem.

(Padre Manuel da Nóbrega, na "Carta da Baía", 8 de maio de 1558)

 A partir do trecho extraído da carta de Manoel de Nóbrega, responda:

  1. Por que os missionários jesuítas submetiam os indígenas ao modelo de vida europeu (educação, hábitos, comportamento, padrão de conduta moral)?

RESPOSTA: Quando os jesuítas vieram para o Brasil, tinham a finalidade de catequizar os índios, para que o povo europeu pudessem tomar conta da terra. Para os europeus, os índios eram seres diferentes e não conhecidos, sendo que para não impor a vontade diante dos donos da terra, os jesuítas tiveram a missão de se aproximar da sua cultura, conhecer a sua língua e trabalhar os indígenas de forma que se apropriassem da cultura europeia, de modo natural. Assim como os europeus ficaram encantados pela cultura indígena, os índios também se encantaram pela cultura europeia. Os europeus conseguiram transformar os índios em escravos, sem que os mesmos percebessem.

  1. Quais foram as consequências desse processo de assujeitamento e aculturação?

RESPOSTA: Como consequência desse processo houve a desintegração da cultura indígena, o extermínio de uma grande quantidade de índios confinados nas missões e a doutrinação dos indígenas que, sendo reconhecidos como possuidores de uma “alma”, foram educados segundo padrões europeus de religiosidade, moralidade e organização política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com