TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme - "Hunger Games"

Tese: Filme - "Hunger Games". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  Tese  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

INDRODUÇÃO

O presente relatório foi construído para descrever as experiências vividas pelos alunos do curso de Pedagogia em um passeio ao cinema e as análises do que o filme trás de significativo para a prática pedagógica.

O filme assistido foi “Jogos Vorazes”, onde mostra a população de um futuro distante, controlada por um regime autoritário, onde jovens são obrigados à competirem entre si para garantir a sobrevivência.

Na trama, 24 crianças e adolescentes precisam lutar até a morte em um evento anual televisionado na nação chamada Panem, o que restou dos Estados Unidos num futuro distante. Depois de um levante contra a capital, agora todos os anos os distritos têm de sacrificar um casal de jovens representantes de sua região. Eles são chamados de “tributos” e devem lutar até a morte numa competição, os jogos vorazes do título.

O jogo é cruel e desumano, mas visto pelos cidadãos como o evento do ano: um misto de reality show, jogos romanos e American Idol. O espetáculo de horror é realizado na capital, que mais parece o “país das maravilhas”.

O ponto forte do filme; podemos ver que uma minoria, mas com grandes estratégias conseguiram modificar todo um plano, provando que mudanças podem ser feitas a todo o momento.

Podemos relacionar vários aspectos do filme com a gestão escolar como trabalho em equipe que a união em equipe faz toda a diferença e possibilita ultrapassar um grupo de manipuladores, onde nem sempre esses tais manipuladores possuem o poder decisório perante determinada situação.

A gestão escolar participativa representa a possibilidade de a comunidade participar mais ativamente da escola, auxiliando nas decisões relativas aos rumos a serem seguidos pela instituição, as diretrizes organizacionais que nortearão a atuação dos educadores, servindo como uma forma da comunidade opinar sobre os elementos que são relevantes para a implementação de um ensino de qualidade.

Para que os gestores das escolas efetivem um trabalho articulado com sua equipe de trabalho, devem ter como objetivo principal, criar um ambiente de solidariedade humana e de responsabilidade mútua, sem paternalismo, sendo justo e firme nas situações do cotidiano escolar, dividindo a autoridade entre os vários setores da escola. O diretor não estará perdendo poder, mas dividindo responsabilidades e assim a escola estará ganhando poder

O passeio foi muito válido porque possibilitou a integração e socialização do grupo, num momento de muita descontração.

A escolha do filme foi muito adequada, pois tratou de vários temas relacionados à UTA Gestão educacional, principalmente no que diz respeito à gestão democrática.

Outros assuntos importantes relacionados à prática da pedagogia também foram mostrados no filme, como, por exemplo, autoritarismo, trabalho em equipe, competição, liderança, regras, solidariedade, etc.

Através do passeio também podemos por em prática a ampliação dos espaços pedagógicos, assunto tão presente nesta UTA, e constatar que é possível e válido a educação ir além dos muros da escola.

Por fim podemos concluir que o gestor escolar deve agir como líder, pensando no progresso de sua equipe. Ele deve ter consciência de que sua equipe não se limita a alunos, professores e demais funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com