TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme O Baile

Por:   •  3/12/2018  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 2

Dramaturgia

É um filme produzido em 1983, a história e contada na França, é uma comédia musical, contada entre a década de 1930 a 1980.

Os personagens desse filme ficam renuídos dentro de um salão de dança onde se conta uma história sem falas.

Percebe-se a passagem de várias pessoas em vários períodos, iluminação de cenários, tem um garçom idoso no início que acende as luzes e arruma as cadeiras do salão, mulheres elegantes que chegam, olham-se no espelho, cada uma com sua característica e vaidade, os homens que chegam são bem vestidos e arrumados e também se olham no espelho, ficam no bar com o garçom servindo as bebidas.

No decorrer do filme são tocados vários estilos de músicas e se passam vários casos de amor. A música é de balada dos anos 30 até os anos 80, quando chega o Rock in Roll. A forma que cada um dança, os interesses e intensões, as alegrias e os sentimentos são explícitos.

Em 1936, se inicia os movimentos políticos contra a monarquia, a favor do comunismo no pais é o movimento em que o filme se transforma, no cenário percebesse algumas bandeiras e faixas de protestos, em uma das danças um casal usa uma bandeira vermelha dançando dentro de uma roda de pessoas, essa bandeira representa a cor do socialismo, depois se beijam e se fazem carinho.

Entra também no salão um casal e o homem está vestindo roupas de um militar nazista.

Durante a segunda guerra mundial o salão fica fechado e serve de refúgio para mulheres, sendo a maioria das personagens, nesse período fica vazio.

Quando a França e libertada, ele se torna festivo novamente. Todo filme e expressado através de linguagem corporal e expressões faciais, apesar de não haver diálogo entre as pessoas e possível compreender de forma clara, tudo o que se passa, os sentimentos, as intenções, as personalidades, classes sociais e vícios, os sentimentos deixam claros a época e as condições financeiras de cada um.

O final do filme acaba em 1983, sendo dentro de um salão de bale que foi contada pelo autor toda uma história sobre a segunda guerra mundial e ocupação nazistas, até a libertação Francesa.

Cenário

O filme se passa dentro de um salão de baile, onde por vários anos, muitas pessoas de todos os tipos e classe social o frequentam em várias épocas diferentes.

Figurino

As roupas usadas na trama são para mulheres vestidos ou saias com blusas, algumas usam chapéus e outras estolas, os homens usam calças com camisa, dependendo da classe social, usam ternos e chapéus e um usa farda.

Iluminação

A Iluminação condiz com a época, dentro do baile havia mais iluminação e a fumaça dos cigarros davam um efeito.

Direção – Ettore Scola

Adaptação – Theatre du Campagnol

O Baile

Daliane Domingues de Oliveira

Turma M1A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com