TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filmes radiográficos

Resenha: Filmes radiográficos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Resenha  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Filmes Radiográficos

O filme radiográfico é um conversor de imagem. Converte luz em diversos tons de cinza. A quantidade de exposição necessária para produzir uma imagem depende da sensibilidade ou velocidade do filme.

A estrutura básica de um filme é composta de base, emulsão e camada protetora.

Geralmente a base é feita de material plástico transparente, poliéster ou acetato de celulose e serve para dar suporte à emulsão. A parte principal do filme é a emulsão que consiste de uma mistura homogênea de gelatina e sais que são os brometos de prata.

Etapas do Processo de Revelação

A revelação do filme radiográfico é basicamente uma reação química. Como toda reação química ela é regida por três características físicas: tempo, temperatura e concentração. As etapas básicas na obtenção da imagem são: Formação da imagem latente, Revelação e Fixação da imagem.

Para se revelar um filme radiográfico são necessários os seguintes passos;

Revelação É o inicio do ataque químico aos haletos de prata da emulsão onde a imagem latente é convertidaem imagem visível pela ação química do revelador através de uma reação de oxiredução e dura cerca de 5 minutos.

Banho É o processo em que interrompe a revelação e remover o excesso de revelador da emulsão e dura em media 30 segundos.

Fixação Etapa em que se removem os haletos de prata da emulsão e tem como propriedade neutralizar, clarear, preservar e endurecer, dura cerca de 15 minut

Lavagem Etapa importante para remover o fixador da emulsão, e Secagem Ultima etapa em que se remove a água e prepara o filme radiográfico para o uso.

Composição da solução Reveladora e suas Funções

Cada uma das formulas de revelador contem componentes imprescindíveis para a formação da imagem. Estes são os seguintes:

Agente Revelador A sua função é reduzir quimicamente o halogeneto de prata exposto a luz, para formar uma imagem de prata metálica. Os mais utilizados são:

Metol, Fenidona e Hidroquinona.

ocorre dentro de 20 minutos.os.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com