TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Arte

Por:   •  5/7/2018  •  Resenha  •  2.443 Palavras (10 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS

LICENCIATURA ARTES VISUAIS

HISTÓRIA DA ARTE II

São Luís

2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS

LICENCIATURA ARTES VISUAIS

HISTÓRIA DA ARTE II

                                 

Trabalho em grupo: Jucyanne Cristina Padilha Moraes; Enderson Ney dos Santos; Louise Muniz Gonçalves; Daniela Garcia Aronovich.

São Luís

2018

Introdução

Surgiu em Florença na Itália. Também pode ser chamado de Quattrocento Italiano, que vai de 1400 a 1499. Foi um movimento de renovação artístico e cultural que marcou a transição da idade média, com o fim do gótico para a idade moderna, onde vão surgir novos pontos de vista, novos pensamentos com referência no humanismo que tinha como objetivo definir o novo papel do homem no mundo. Esse período tem como característica a valorização do artista como pessoa, onde na idade média esse artista era considerado apenas um artesão sem méritos próprios e já na renascença os artista vai ser visto de forma diferente, como um gênio criador e suas obras serão comprovações da sua mente criadora. A valorização da estética artística da antiguidade clássica, onde os artistas defendiam a ideia de que a arte na Grécia antiga tinha um valor estético e cultural muito maior que na idade média e nesse momento os artistas vão voltar a estudar o corpo humano baseado dos padrões clássicos, em seguida a arte vai tornar-se cultura comercial devido à grande concentração de riqueza dos banqueiros e comerciantes da época vão patrocinar os artistas e fazer com que a arte transforma-se em cultura comercial e fazer também com que os Médici, que tinham um grande poder aquisitivo oriundo do comércio de tecidos, se transformem em grandes mecenas que vão ser os maiores incentivadores desse movimento.

A Escultura

A escultura renascentista se diferencia da gótica por deixar de ter elementos ornamentais e é a recuperação da escultura clássica. O trabalho começa com esse tópico, pois o surto de patrocínio começou com um concurso para a produção das portas do batistério de São João e limitou-se durante um tempo apenas em projetos escultóricos.

O primeiro escultor a ser citado é Donatello, o maior escultor italiano antes do Michelangelo e produziu esculturas em mármore, madeira e aprendeu a esculpir em bronze com Lorenzo Ghiberti. Esse artista produziu várias esculturas de santos para a fachada da basílica de Santa Maria e uma das obras apresentadas no livro do H. W Janson é o tabernáculo de São Jorge, uma obra que consegue se manter em pé sozinha, é bem conhecida pelas formas proporcionais, pela beleza bem próxima dos padrões clássicos, é uma obra onde o artista representa o corpo humano como algo bem estruturado, transmitindo idéia de movimento e pode ser removida do nicho.  

O segundo artista é o Lorenzo Ghiberti, foi um dos mais importantes escultores que permaneceu em Florença depois da partida de Donatello, fez muito sucesso no concurso para as portas do batistério e foi designado a fazer outra obra, chamada “Os Portões do Paraíso” que contém 10 painéis, todos com temas religiosos e um desses painéis em relevo é  A história de Jacó e Esaú, uma obra que transmite ideia de profundidade, é um obra onde percebe-se os personagens saindo da cena, que traz uma outra ideia de perspectiva, que foi uma das inovações fundamentais que diferencia a arte na pré-renascença e essa perspectiva não vai ser uma descoberta do Lorenzo, e sim do Ghiberti, que foi o criador da arquitetura na pré-renascença.

O terceiro artista é o Luca della Robbia, o único escultor importante de Florença com exceção do Lorenzo depois da partida do Donatello. Esse artista se dedicou à escultura em terracota, que era uma técnica mais barata e mais exigente que o mármore, e o artista cobria as obras com uma espécie de esmalte para proteger das condições climáticas. Esse artista realizou uma cantoria para a catedral de Florença com 10 painéis com temas religiosos que ficaram prontos em sete anos. Um desses painéis chama-se A Ressurreição, uma das melhores obras nessa técnica que tinha um revestimento que lembra o mármore, com um azul escuro ao fundo.

 

[pic 1]   

São Jorge, Donatello.

Ficha técnica

Ano: 1416

Técnica: mármore

Dimensões: 214 cm

Localização: Museo Nazionale del Bargello, Florença.

[pic 2] 

A Ressurreição, Luca della Robbia.

Ficha técnica

Ano: 1442

Técnica: terracota

Dimensões: 200 x 265 cm

[pic 3] 

Os portões do paraíso de Lorenzo Ghiberti

Ficha técnica

Ano: 1425 - 1452

Técnica: Bronze dourado

Dimensões: 5,20m x 3,10h x 11 cm

Localização: Museo delle Opere del Duomo, Florença.

[pic 4] 

A História de Jacó e Esaú de Lorenzo Ghiberti

Domenico Veneziano

Veneziano, 1410 - 1461, foi um pintor italiano em que seus trabalhos foram desenvolvidos na maior parte do tempo em Perúgia e na Toscana. Este, teve afinidade com a arte Pré-Renascentista e desenvolveu estudos da perspectiva e da cor. Seus trabalhos tiveram grande influência de Benozzo Gozzoli.

Em destaque, temos sua obra “Madona e o Menino com os Santos”, onde observamos o uso da perspectiva e arquitetura da época na qual apresenta três arcos ogivais, com colunas e ninchos de forma de concha.

Na obra, Madona está sentada no trono de mármore e em seu colo, o menino. Em um plano inferior ao trono, da esquerda pra direita, quatro santos: São Francisco, que está lendo e meditando; São João Batista que aponta para a virgem e seu menino, que em cujo rosto retratou-se o pintor; São Zenóbio abençoando e Santa Luzia, ofertando sua salva e palma do martírio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com