TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Educação Especial no Brasil

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

Com base nos estudos realizados até o momento, complete o quadro, a seguir, descrevendo cada fase da história da Educação Especial no Brasil e no mundo. Seu quadro deverá conter elementos que conceituam cada uma das fases: negligência, institucionalização, fase de criação de serviços educacionais e fase atual.

Negligência/Exclusão:

No primeiro momento dessa fase, por não se encaixar nos padrões de beleza as pessoas com algum tipo de deficiência eram deixadas de lado ou, em casos mais graves, mortas. Sendo, então, uma fase de exclusão total, onde eram desprezadas, e não tinham nenhum acesso à educação.

No segundo momento temos duas visões diferentes:

- Na primeira, a sociedade via as deficiências como algo sobrenatural, e os portadores eram vistos como seres possuídos, sendo maltratados;

- Na segunda, eram vistos como “filhos de Deus”, sendo muitas vezes reconhecidos como profetas. Nesta fase que as pessoas com

deficiência passaram a ser acolhidas por instituições.

Institucionalização:

É o período em que a sociedade acredita que as pessoas que apresentam alguma deficiência devem ser internadas e isoladas do resto da sociedade. As deficiências são tratadas como doenças, nesse período, as pessoas com deficiência eram isoladas, sendo internadas em manicômios ou hospitais psiquiátricos.

Essa fase se assemelha à fase da negligência, pois as pessoas com deficiência ainda são vistas como incapazes e são excluídas do resto do povo.

Criação de Serviços Educacionais

Com o objetivo de integrar as pessoas com necessidades especiais à sociedade foi criada a fase da integração/criação de serviços educacionais.

Nesse período há criação de escolas e institutos, públicos e privados, destinados à educação especial.

Atualidade:

A fase atual, o objetivo desta fase é a inclusão das pessoas com alguma deficiência ao ensino regular, buscando assim a inclusão. Há, ainda que aos poucos, a criação de serviços que busca além a inclusão, a permanência dessas pessoas no ensino regular.

Esta fase está relacionada com a terceira fase, a fase da integração/criação de serviços educacionais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMPOS, J. A. P. P.; PEDROSO, C. C. A.; ROCHA, J. C. M. Fundamentos da

Educação Inclusiva. Batatais: Claretiano, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com