TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Rock: Entre Colonização e Interiorização

Por:   •  21/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Federal Catarinense – Campus Brusque

Aluno(a): Julia Schmitz

Disciplina: História

Professor(a): Paulo Roberto de Souza

Turma: 2° química A

Entre colonização e interiorização

  1. Na época onde deu-se o ocorrido, eu, caso fosse um dono de engenho, por favorecer mais o meu trabalho, escolheria os holandeses. Nota-se que os holandeses buscaram atender as necessidades dos colonos, deste modo, concertaram mais de 70 engenhos gratuitamente, pagavam aos colonos mais que Portugal e financiaram o plantio de cana a juros parcelados, portanto, naquela época, a favor da minha produção, seriam meus colonizadores, os holandeses.

  1. Primeiramente destaca-se a pecuária extensiva, uma das principais atividades econômicas da época. Nota-se que a pecuária passou a ter grandes volumes na criação de gado em terras rurais e a ampliação das mesmas, desta forma, percebe-se a forte interiorização da colônia.

A mineração foi outra grande atividade que contribuiu para a interiorização colonial, pois, com a mineração eram descobertas riquezas e usado de locais coloniais para o mesmo. Através da mineração grandiosas iniciativas como as ENTRADAS e as BANDEIRAS.

  1. O Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado entre Portugal e Espanha, delimitando, por linhas imaginárias, no território da América do Sul pertencente a cada um dos países. Com o surgimento da União Ibérica, o Tratado de Tordesilhas foi anulado, fazendo assim, com que os portugueses que ocupavam o litoral do Brasil expandissem para o interior, explorando mais terras. Vale lembrar que o tratado não foi respeitado por ambas das Coroas, o que levou à expansão da linha imaginária, dando origem a um novo tratado, o qual passou a ser chamado de Tratado de Madri.

Fontes: https://www.todamateria.com.br/tratado-de-tordesilhas/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Tordesilhas

https://escola.britannica.com.br/artigo/Tratado-de-Tordesilhas/574522

  1. Esse procedimento se dá por alguns fatores. Primeiramente era mais vantajoso para os holandeses, pegar o açúcar em Portugal do que enviar navios até a colônia na América. Vale lembrar que eles executavam todas as etapas, como refinar, distribuir e clarear. O outro fator deve-se ao pacto colonial, ou seja, a colônia não podia vender para outros países, deste modo, eles mandavam para Portugal (metrópole), lá os portugueses vendiam a cana fabricada na colônia. Destaca-se que os portos brasileiros também eram vigiados, não permitindo a entrada de navios desconhecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com