TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e Crítica Música do Classicismo a Música Contemporânea

Por:   •  14/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  2.116 Visualizações

Página 1 de 3

História e Crítica Música do Classicismo a Música Contemporânea

Prova especificada:

  1. Sobre a ópera no século XVIII, é correto afirmar que: A reforma na ópera do século XVIII tinha como elementos relevantes: clareza, simplicidade, racionalidade, fidelidade à natureza.
  2. Sobre o Lied podemos afirmar que: Foi o principal gênero do inicio do romantismo e era um tipo de canção elaborada para voz e piano, que se desenvolveu especialmente na Alemanha, e que tinha como premissa a expressividade emocional, além do laço inseparável com a literatura. Os principais compositores de Lied desse período foram Franz Schunbert e Robert Schumann
  3. Leitmotiv, cromatismo nacionalismo e virtuose são termos comumente relacionados período denominado: Ao Romantismo.
  4. A musica Ocidental para o concerto repousou por mais de três séculos, no tonalismo. No século XVX, no entanto, aconteceu um processo de desagregação progressiva do sistema tonal. Um dos aspectos próprios dessa desagregação foi a reintrodução dos modos medievais e antigos, incluindo os orientais, na musica. O compositor que mais atuou nesse sentido foi: Debussy.
  5. Em relação a obra de Igor Stravinsky e correto afirmar que: 

Sua obra pode ser analisada sob três prismas: fase russa, fase neoclássica e fase serial.

  1. Sobre o compositor Messiaen podemos apontar como verdadeiro:
  1. Foi organista da igreja Sainte Trinité e professor no conservatório de Paris
  2. Não é considerado um compositor representativo do século 20.
  3. Suas principais obras são de caráter religioso, relacionada a sua devoção.
  4. Faz parte da corrente serialista.

Alternativa correta: A e C são verdadeiras

  1. Dentro da estética musical do século 20, o que significa piano preparado? Ideia concebida por John Cage, que consiste na colocação de materiais diversos – pedaços de metal, madeira borracha, etc. – na caixa acústica do piano, sobre as cordas de modo a modificar o som.

Questões Online - Ciclo 1

  1. Haydn e Mozart fazem parte: Da primeira escola de Viena

  [pic 1]

  1. A partitura acima apresenta um recurso para a mão esquerda muito em voga no período clássico. Como é chamado o referido recurso? Baixo de Alberti

Questões Online - Ciclo 2

  1. Sabemos que as obras de Beethoven são divididas em 3 momentos. Podemos afirmar que a primeira sinfonia de Beethoven, composta em 1799 foi composta dentro da estética? Clássica.

  1. No romantismo vemos crescer o domínio técnico dos instrumentistas, bem como a aura de virtuose e gênio em torno dos interpretes. Houve um compositor especifico no romantismo que foi um virtuose do piano, considerado um dos grandes intérpretes nesse instrumento. Quem foi esse compositor? Franz Liszt

Questões Online – Ciclo 3

  1. Sobre o século 20, assinale a alternativa correta? Estados totalitários utilizavam o discurso de necessidade de fortalecimento dos países no período pós-guerra para sua manutenção no poder.  
  1. Arnold Schoenberg, e seus discípulos, Alban Berg e Anton Webern, são os principais compositores que se baseavam em uma técnica que parecia a destruição completa da música ocidental. Como ficou conhecido esse novo modelo de composição musical? Dodecafonismo.

Questões Online – Ciclo 4

  1. Após a Segunda Guerra Mundial (1945) muitas foram às mudanças significativas no campo da música. Essas mudanças resultaram em? Aumento de público, no incremento de incentivos governamentais e em maior inserção da música nas escolas.
  1. Samuel Barber foi um compositor norte-americano que manteve linguagem tonal esteticamente vinculada ao Romantismo. Ele está ligado a qual corrente do séc 20? Tradicionalismo Tonal

                                               

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com