TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto do destino

Resenha: Impacto do destino. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  Resenha  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Um golpe do destino baseia-se na história do Dr. Jack McKee, um renomado cirurgião de um grande hospital. Arrogante e antiético. O médico se referia a seus pacientes como números, leitos ou patologia. Nenhuma forma de tratamento humanizado era percebida na sua forma de prática médica e em sua posição privilegiada dentro do hospital, pregava a seus residentes que nenhum laço de apego ou envolvimento com os doentes deveria ser criado; seu lema era: “corta, entra e sai, sem nenhum envolvimento”.

Essa falta de envolvimento do Dr. McKee também era sentida pela família. Tão raro sua presença em casa, que quando acontecia, esposa e filho se surpreendiam. Sua vida era totalmente voltada ao trabalho.

Um dia, depois de vários sinais de que havia algo errado com sua garganta, o doutor foi diagnosticado com tumor maligno na laringe. Incrédulo e assustado ouviu de um jeito frio e mecanicista da colega de equipe que estava com câncer. Desse momento em diante a vida do médico teve uma grande reviravolta. Passou da posição de médico poderoso para o papel de um simples paciente.

O médico confiante e controlador passou então a ter querespeitar filas de espera, preencher formulários e aguardar sua vez de atendimento da mesma maneira que os outros pacientes. Sentiu na pele a indiferença dos profissionais da saúde em relação a sua dor, seu sofrimento. Fora atingido pelas deficiências do sistema que adota um tratamento desumanizado, focado na doença, sem levar em consideração a situação psicossocial do enfermo.

O Dr. então vivenciando o dia- a- dia, agora como paciente e não como médico, foi percebendo o quão errado estava, o mal que causara a seus pacientes toda vez que os tratava como números. Foi percebendo a importância de ouvir o paciente, explicar os procedimentos, levar em consideração seu estado fragilizado pela doença.

Em sua casa também o médico percebeu que apesar de sensibilizados com sua doença, esposa e filhos que sempre foram mantidos à distância, agora tinham dificuldade de aproximação, causando conflitos intrafamiliar.

Passando pelas mais terríveis experiências de doença e morte do dia- a dia no hospital, o médico conheceu uma paciente com câncer terminal no cérebro que lhe fez ver a vida de uma forma diferente. A jovialidade, a beleza e a forma de valorizar as pequenas coisas da vida, despertou no Dr. sentimentos de respeito, consideração e bondade pelas pessoas.

O comportamento distante, prático e mecânico do médico em relação a equipe, pacientes e família deu lugar a atitudes baseadas na ética, no respeito e na consideração.

O filme ressalta bem essa mudançade comportamento do profissional no que diz respeito a postura, como a de seus alunos, a dos pacientes, a figura em primeiro lugar, a imagem em primeiro lugar. A despersonalização dos pacientes fica nítida e com o passar do filme o Dr percebe a necessidade da empatia, de antes de você atender, você deve ser atendido. A falta de sensibilidade, o fato do indivíduo não avaliar as conseqüências e não haver inocência, o uso do senso comum, são situações que se enfatizam no decorrer do filme.

A diferença do inicio do filme para o final é que ocorrendo uma mudança de comportamento do Dr. que vai da despersonalização para um atendimento mais humanizado. Porém não se pode esquecer que por muitas vezes este tipo de comportamento destes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com