TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGAR NA ESCOLA

Tese: JOGAR NA ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Tese  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

1. O BRINCAR

O ato de brincar é considerado um processo de ensino-aprendizagem, que é brincando que a criança constrói o seu próprio conhecimento.

É através do brincar que estamos relacionando jogos, brinquedos, brincadeiras como um processo enriquecedor se bem utilizado, pode ajudar as crianças a se desenvolverem em todos os aspectos;

A infância se caracteriza pelo brincar, então porque não usar o brincar no processo ensino aprendizagem, onde a criança assimila melhor novas concepções, aonde ela está se desenvolvendo como um todo.

A brincadeira não é um mero passatempo, ela propicia no desenvolvimento da criança.

2. O BRINCAR NA ESCOLA

A brincadeira é um dos instrumentos auxiliar no processo de ensinar e aprender.

É através da brincadeira dirigida que estimulará a criança a pensar, se desenvolver, a passar para outro nível de aprendizagem.

A maior aprendizagem está na oportunidade oferecida à criança de aplicar algo da atividade lúdica dirigida a alguma outra situação.

O brincar dirigido leva à criança a outra dimensão e uma nova variedade de possibilidades dentro daquela determinada atividade.

O ato de brincar dirigido é transformado em um instrumento pedagógico, que irá estimular e favorecer a formação da criança como um todo, ajudando assim a se desenvolver sua própria identidade.

Cabe ao professor ser o mediador de uma nova construção.

O brincar dirigido favorece todo um contexto para o professor no processo de ensino aprendizagem onde a criança vive a experiência de formas diferentes, através do brincar, e visando isso o educador propõem atividades que exercitem a imaginação, a criatividade, os movimentos, o equilíbrio, o raciocínio lógico da criança.

As atividades lúdicas direcionadas a criança proporciona o desenvolvimento da linguagem e o domínio cognitivo e afetivo.

E também o processo da reversibilidade, ou seja, a criança faz e desfaz o pensamento dentro da cabeça.

Quando a criança joga ela vivência a brincadeira, ela constrói dentro dela uma estrutura que facilitará os conteúdos escolares para aprendizagem.

3. O BRINCAR LIVRE

A brincadeira não é um mero passatempo, ela ajuda no desenvolvimento das crianças promovendo processos de socialização e descobertas do mundo.

A infância caracteriza pelo brincar e é através do brincar que a criança constrói sua aprendizagem, acerca do mundo e da cultura que está inserida.

É através das brincadeiras, dos brinquedos que a criança adquiri conhecimento sobre a cultura que está inserida, e ao manipular o brinquedo ela passa a representar, agir e imaginar.

O brincar está presente na vida de todo ser humano manifestando em cada individuo sentimentos de prazer e alegria.

(Tisuco kishimoto, 1997)... foi o primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com