TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu Nacional do Vinho

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório de visita ao Museu Nacional do Vinho 

Alcobaça

[pic 1]


[pic 2]

Introdução

No passado dia 19 de Abril, realizamos uma visita de estudo ao Museu Nacional do Vinho em Alcobaça, no âmbito da unidade curricular de Tecnologia Alimentar. Esta visita permitiu-os conhecer a história do vinho em Portugal, bem como o mesmo era produzido na época.

Um pouco da sua história

Instalado na antiga Adega que em 1874, José Eduardo Raposo de Magalhães mandou edificar para aí implementar e desenvolver a vinicultura da região. De facto, responsável maior pela fama e desenvolvimento da vitivinicultura de Alcobaça, José Eduardo Raposo de Magalhães aplicou, na construção da sua Adega, a tecnologia mais avançada do seu tempo, patente ainda hoje na qualidade dos materiais, na racionalidade dos espaços e nas condições de higiene preconizadas.

Em 1948, a Junta Nacional do Vinho (JNV), organismo corporativo e de coordenação económica, adquire aos Herdeiros de José Eduardo Raposo de Magalhães, a referida adega e terrenos adjacentes, passando aí a funcionar a Adega Cooperativa e os Armazéns da JNV, devidamente modernizados e ampliados.

Em 1968, decorrente do encerramento de alguns dos Armazéns da JNV, foi dado início à recolha de material vinário disperso nas suas várias Delegações. Exercendo, na época, funções de Delegado da JNV em Leiria, Manuel Augusto Paixão Marques, pessoa de grande sensibilidade para a conservação patrimonial, cedo se interessou pelo espólio que se adensava e que, por razões logísticas, ia sendo reunido em Alcobaça. Em 1976, com a passagem da Adega Cooperativa para novas instalações e correspondente desativação das adegas e dos depósitos, procedeu, então, à organização dos diversos espaços museológicos. Assim, ciente do valor histórico, científico e etnográfico das peças em questão, foi dando início a uma coleção única e preciosa, enriquecida, também, com doações e material posteriormente adquirido em antigas adegas e antiquários.

A partir de 1986, com a Organização Comum de Mercado do Vinho, resultante as adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, foi criado o Instituto da Vinha e do Vinho, organismo que herdou o património documental, móvel e imóvel da extinta Junta Nacional do Vinho. Foi na vigência desta instituição que o Museu Nacional do Vinho, em Alcobaça, abriu as suas portas ao público, ocupando um núcleo de edifícios de indiscutível interesse arquitetónico e reunindo o mais importante espólio vitivinícola existente em Portugal.

No presente relatório, iremos descrever o processo de produção do vinho segundo o que nos foi transmitido durante a visita guiada ao museu. O processo será apresentado de acordo com os procedimentos utilizados na época.

Processo de produção do vinho na Adega Cooperativa de Alcobaça[pic 3]

Ao cachos eram transportadas em carros de bois, que eram posteriormente descarregadas para os lagares, construídos em alvenaria, cada um com uma janela, através das quais passavam os cachos para serem esmagadas por um esmagador-desengaçador móvel (fig.1), instalado sobre duas vigas de madeira, podendo receber os cachos em qualquer uma das janelas e em qualquer lagar, devido à existência de um carril que percorria os lagares, podendo assim apenas um homem empurrar manualmente o esmagador-desengaçador entre os lagares. [pic 4]

Após o esmagamento das uvas, o mosto era prensado para separar as cascas e sementes do sumo. Outra marca de modernidade presente nesta adega é o facto de já naquela altura, não ser utilizada a “pisa de pés”, as uvas eram esmagadas com prensas. Nesta adega observamos que existia uma prensa de vara e fuso (fig.2 e 3), prensas manuais (fig.4) e prensas hidráulicas (fig.5). Sendo as duas últimas instrumentos mais modernos, todas elas serviam para extrair o sumo dos cachos ou bagaço por pressão.

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (324.3 Kb)   docx (197.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com