TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lauda Osvaldo Lacerda

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

UNICESUMAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

Aluno: João Paulo Martinatti Santander                Curso: Licenciatura em Música

Série: 1º ano                                                Ano: 2015

Disciplina: Técnica Vocal e Canto Coral I        Professor: Davi Oliveira

Lauda sobre Osvaldo Lacerda

OSVALDO LACERDA

        Osvaldo Lacerda foi um compositor brasileiro que nasceu na cidade de São Paulo, no dia 23 de março de 1927. Seus pais sempre o incentivaram para a música, tanto que aos nove anos de idade, iniciou seus estudos de piano e desde menino já realizava tentativas de composição. Aos 25 anos começou a estudar técnica composicional com o maestro Camargo Guarnieri e com o incentivo e apoio do mesmo, estudou nos Estados Unidos, na condição de bolsista, sendo o primeiro compositor brasileiro a realizar este feito.

O compositor mais tarde, se torna professor e muitas de suas obras tiveram a finalidade didática. Preocupou-se em explorar e valorizar o canto, sobretudo o de caráter nacionalista, mostrando em suas músicas as variações das diversas manifestações folclóricas e religiosas brasileiras, além de contos populares e textos de grandes poetas nacionais, como, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, dentre outros.

Dedicou-se a maior parte de suas composições com canções de câmara (música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou vozes), e fez uma fusão da música erudita com a música popular. Acreditava que por mais simples que seja uma composição ela poderia, em termos musicais, alcançar a perfeição. “[...] A perfeição formal, pois, pode ser encontrada na mais complexa das sinfonias como na mais simples das melodias folclóricas.” Osvaldo Lacerda (2005, p. 59).

Portanto, podemos concluir que Osvaldo Lacerda foi um compositor exímio, criativo, nacionalista e revolucionário que encantou o país com a sua música.  Pensou de modo diferente acerca da música erudita e popular, pois realizando a junção das duas fez não só uma música expressivamente diferente, mas também, que as pessoas se aproximassem da poesia através da música e da mesma forma a música, propriamente dita, se aproximasse do povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com