TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Le Corbusier

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

LE CORBUSIER. Por uma arquitetura.

Le Corbusier foi um arquiteto singular e um dos grandes ícones da História da Arquitetura. Ler um de seus livros é adentrar um pouco em seus pensamentos e tentar compreender suas intenções ao transmitir suas ideias. E devemos ao menos fazer uma reflexão acerca de suas opiniões, mesmo que contrária à nossa.

Pensando em tudo o que estudamos, dentro e fora da Universidade, a opinião de Le Corbusier acerca de Roma e suas influências nos choca. Além de gênio, Le Corbusier também era ousado, não somente em suas obras mas também em seus pensamentos. Em vários momentos ao longo do capítulo, Le Corbusier desconstrói a imagem de “infalível” que temos da arquitetura romana. Para a grande maioria dos estudiosos da Arquitetura e da História, a Arquitetura Romana é fundamental, icônica e influenciadora. Para Le Corbusier, “A arquitetura é coisa de plástica” e “o romano tinha um mau gosto”. Ele claramente faz a apologia do grego em detrimento do romano.

Para Le Corbusier, os romanos “construíam chassis soberbos, mas desenhavam carrocerias deploráveis”, ou seja, ele admirava e cita os exemplos construtivos, das proporções matemáticas, geometria, volumes simples, o grande problema dele era com a ornamentação exagerada e desmedida dos romanos. Os romanos foram, para ele, grandes empreendedores, imprimindo pelo mundo suas obras com características ditas tipicamente romanas, como cúpulas imensas e abóbadas imponentes, porém não sabiam trabalhar o mármore, usavam uma ostentação demasiada, um “luxo-brega”.

SANTA MARIA DE COSMEDIN

Uma das grandes exceções citadas por Le Corbusier é a igreja de Santa Maria de Cosmedin que, segundo Le Corbusier, milagrosamente sobreviveu aos romanos e a Renascença, conservando a beleza de seus artesãos vindos da Grécia (ampliação feita na igreja no século VIII). A igreja conserva as ideias clássicas, “a matemática graças à qual a perfeição torna-se acessível”. É pequena se comparada às grandes catedrais, porém com uma grandiosidade superior. As proporções ritmadas, o equilíbrio, a medida correta. Novamente Le Corbusier eleva o espírito grego, a proporção áurea, a superioridade dos gregos em relação aos romanos, influenciados pelos primeiros, mas que deturparam seu bom gosto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com