TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura e Identidade Nacional

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 6

Cultura e Identidade Nacional

Identidade Nacional – é o sentimento de pertença a um país por parte de um grupo de indivíduos. Os indivíduos sentem-se ligados a um país, sentem que fazem parte de uma nação por terem certos elementos em comum como língua, cultura, história, território, governo, símbolos, etc.
Por exemplo, nós temos uma identidade nacional, que é a identidade caboverdiana. Nós nos sentimos caboverdianos. E o que nos faz todos sentir caboverdianos é o facto de falarmos uma mesma língua, praticarmos uma mesma cultura, habitarmos num mesmo espaço, possuirmos uma mesma história e fazermos parte de um mesmo Estado. São esses elementos que temos em comum que nos une, que nos faz sentir membros de uma mesma nação.

Espaço territorial

O termo território vem do latim territorium que, por sua vez deriva da terra e significa pedaço de terra que se encontra na posse de uma pessoa ou animal.
Território é um espaço delimitado com limites e fronteiras, sobre o qual o estado exerce a sua autoridade ou poder político.
Espaço territorial é a parte do território pertencente a um país ou Estado. O espaço territorial é composto por imensas áreas e divide-se em três partes: Espaço terrestre, espaço aéreo e espaço marítimo ou fluvial.

Espaço territorial caboverdiano

O espaço territorial caboverdiano é composto por:
• Espaço terrestre: Cabo Verde está localizado no Oceano Atlântico, a cerca de 450 a 500 km da costa ocidental africana. É constituído por 10 ilhas e vários ilhéus desabitados, divididos em dois grupos: As ilhas de Barlavento. Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada), São Nicolau, Sal e Boa Vista. Pertencem ainda ao grupo de Barlavento os ilhéus desabitados de Branco e Raso, situados entre Santa Luzia e São Nicolau, o ilhéu dos Pássaros, em frente à cidade de Mindelo, na ilha de São Vicente e os ilhéus Rabo de Junco, na costa da ilha do Sal e os ilhéus de Sal Rei e do Baluarte, na costa da ilha de Boa Vista e as ilhas de Sotavento: Maio, Santiago, Fogo e Brava. O ilhéu de Santa Maria, em frente à cidade de Praia, na Ilha de Santiago; os ilhéus Grande, Rombo, Baixo, de Cima, do Rei, Luiz Carneiro e o ilhéu Sapado, situados a cerca de 8 km da ilha Brava e o ilhéu da Areia, junto à costa dessa mesma ilha.
• Espaço marítimo: O espaço marítimo caboverdiano mede cerca de 600 mil/720 mil km2, designada de Z.E.E (Zona Económica Exclusiva). O estado de Cabo Verde possui o direito de conservação e exploração dos recursos naturais vivos ou não vivos, existentes nas águas marítimas caboverdiana e no espaço terrestre.
• Espaço aéreo: O espaço aéreo caboverdiano possui uma medida correspondente ao tamanho do espaço terrestre e marítimo.

Estado

Estado – conjunto de instituições (tribunais, governo, assembleia, câmaras municipais, forças armadas) que controlam e administram uma nação. O Estado é entendido também como uma sociedade organizada, fixada num dado território e que possui um governo que exerce o poder político.
Para existir um Estado é necessário: População, Território, Governo e Soberania.

Tipos de Estados:
Estados federados – são Estados que apenas têm autonomia e que fazem parte de uma federação. Ex EUA (50), Alemanha (16), Nigéria (36), Brasil (26) e Índia.
Estados soberanos – Estados que têm total independência. Exemplo do Estado de Cabo Verde.

Órgãos e poderes do Estado:
O Estado possui três grandes poderes, que são exercidos por determinados órgãos:
Poder legislativo – elaborar e aprovar as leis do funcionamento do Estado. O órgão que exerce esse poder é a Assembleia Nacional ou Senado.
Poder executivo – aplicar as leis e administrar os bens públicos. Poder exercido pelo Governo.
Poder judicial – fiscalizar o cumprimento das leis e aplicar punições quando há violação das leis. São os tribunais o órgão responsável pelo exercício desse poder.

Funções ou tarefas do Estado:
O Estado possui várias funções: Manter a segurança do país e dos cidadãos; Garantir a justiça e a ordem na sociedade; Cuidar do bem-estar económico e social dos cidadãos; Garantir o direito de todos os cidadãos; Preservar e valorizar o património histórico e cultural do nosso país, entre outras.

Nação

Na linguagem do dia-a-dia, nós utilizamos a palavra nação como sinónimo de Estado, povo ou país. Achamos que a nação é uma comunidade de indivíduos que formam um povo ou que vivem num mesmo Estado.
Entretanto, se fizermos uma análise aprofundada, podemos ver que na realidade o conceito de Nação não tem um significado tão simples como pensamos.
Então, qual é o verdadeiro significado de Nação?
Nação – é uma comunidade de indivíduos, geralmente da mesma raça, que habitam quase sempre num mesmo espaço, partilham certos laços culturais como língua, religião costumes e tradições, têm a mesma consciência nacional e estão ligados por um sentimento de união.

Elementos que constituem uma nação: Território; População; Língua; Costumes; Tradições; religião e Unidade.

Nem sempre uma nação é um Estado. Ex: Cabo Verde antes de 1975; Israel antes de 1948. Nações indígenas do Brasil.
Nem sempre um Estado é uma nação: Ex: Angola (separação de Cabinda); Nigéria (conflito entre cristãos e muçulmanos/Separação do Vale do Níger).
Mas, pode haver uma nação que ao mesmo tempo é um Estado – isso é chamado de Estado-Nação.
Estado-Nação – É um Estado formado por um povo em que os membros partilham a mesma cultura, os mesmos símbolos (hino, bandeira) têm unidade entre si, obedecem à uma constituição e estão sob o comando de um governo, que têm um poder político reconhecido por todos.
Exemplos de Estados-Nação: Cabo Verde, Portugal, São Tomé.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (748.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com