TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING

Trabalho Universitário: MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  1.078 Visualizações

Página 1 de 6

Marketing Segmentação

Em princípio, parece uma tarefa fácil segmentar

um mercado, mas na realidade existem muitas dificuldades. A empresa deve pensar sempre numa forma de atuar no mercado. Ao pensarmos em mercado, necessitamos antes de tudo traçar uma definição do que vêm a ser estes mercados. A empresa conseguirá vender seus

produtos aos consumidores se existem alguns requisitos

básicos:

Deve existir algum pessoa com necessidade que seja satisfeita com a compra do produto;

A pessoa deve ter o poder aquisitivo para comprar o produto, e condições para efetuar a compra.

Segmentar um mercado significa escolher um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. O processo de segmentação requer que sejam identificados os fatores que afetam as decisões de compras dos consumidores. Requisitos para a segmentação: o seguimento deve ser identificável, mensurável, acessível, rentável e estável. Não é possível para uma empresa satisfazer todos os consumidores de um dado mercado, ou pelo menos, da mesma maneira. Um único composto de marketing raramente é adequado para atender às necessidades e desejos de todo o mercado de um produto. Portanto as organizações estão segmentando seus mercados para atender seus consumidores de maneira mais eficaz. As organizações segmentam seus mercados, escolhem um ou mais segmentos e desenvolvem produto sob medidas para esse segmento melhores que seus concorrentes, pois é uma estratégia mais eficiente num mundo competitivo onde vivemos. Mas antes de definir o composto que irá satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores é preciso entendê-los. E este trabalho não é fácil, é o grande desafio para os

profissionais de marketing. Com a segmentação, a empresa poderá obter muitas vantagens. Poderá fazer melhor trabalhos frente a concorrência, dedicando-se a fatias de mercado que tenha melhores condições de atender. Para tanto, é necessário estimar o tamanho atual do mercado, identificar os concorrentes e respectivas participações, e o potencial de crescimento

deste mercado. Em seguida, é preciso separar os consumidores em grupos, de tal forma que a necessidade genérica a ser atendida tenha matizes específicos, que

são semelhantes para os que pertencem ao mesmo grupo e diferentes dos demais grupos. Esta divisão pode ocorrer segundo critérios geográficos, demográficos, psicográficos ou comportamentais. Os segmentos resultantes desta divisão devem ser avaliados segundo o tamanho, potencial de crescimento e atratividade, em relação aos objetivos e recursos da empresa. Finalmente, são escolhidos um ou mais segmentos a serem atendidos - o mercado-alvo, ou Target - que serão objeto de estudos, planos e ações de marketing, envolvendo o posicionamento da oferta na mente do consumidor em relação aos concorrentes. O plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade. Conhecendo o seu mercado, a empresa poderá traçar o perfil do consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços. Além de analisar o mercadoria de atuação, é necessário definir o público-alvo, as metas da empresa e traçar as ações para o alcance do objetivo. O ambiente externo que é composto por concorrentes, consumidores, fatores políticos e econômicos, sociais, culturais, legais e tecnológicos. Quando esses fatores são analisados, é possível identificar as ameaças e oportunidades do negócio. O ambiente interno da empresa deve ser levado em consideração na análise. Pois envolve aspectos para o bom funcionamento, como os equipamentos disponíveis, a tecnologia, os recursos financeiros e humanos utilizados, os valores e objetivos que direcionam as suas ações. A análise de ambiente deve incluir todos os fatores relevantes que podem exercer pressão direta ou indireta sobre o negócio.

Fatores econômicos: aspectos como inflação, distribuição de renda e taxa de juros influenciam na abertura do seu negócio e sobrevivência.

Fatores sócio-culturais: estão relacionados as características gerais da população, como tamanho, concentração, grau de escolaridade, sexo, profissão, estado civil, composição familiar, distribuição geográfica, comportamento e necessidades dos consumidores e da comunidade no qual está inserido.

Fatores políticos / legais: dizem a respeito à observância das leis, inclusive as que regem no setor em que atua, como impostos, Código de Defesa do Consumidor, Código Civil, entre outros.

Fatores tecnológicos: é preciso adaptar-se ás novas tecnologias, pois elas podemos afetar o negócio.

Concorrência: É necessário

analisar preços, formas de pagamento, ações de divulgação e promoção, distribuição, atendimento, variedade de produtos e serviços, localização, aparência, marca.

Analise de forma crítica o ambiente interno atual e futuro da empresa em relação aos seu objetivos:

Disponibilidade e alocação de recursos humanos;

Idade e capacidade dos equipamentos e tecnologia disponíveis;

Disponibilidade de recursos financeiros;

Cultura e estrutura organizacional existentes versus desejadas.

A definição do público-alvo significa identificar o segmento que você deseja atuar. O mercado consiste em muitos tipos de clientes, produtos e necessidades.

Os consumidores podem ser agrupados de acordo com vários fatores:

Geográficos: tamanho potencial do seu mercado (países, regiões, cidades, bairros).

Demográficos: pessoas físicas e jurídicas.

Psicográficos: estilo de vida, atitudes.

Comportamentais: hábitos de consumo, benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com