TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marcador de páginas Dia dos Namorados

Por:   •  14/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Marcador de páginas Dia dos Namorados

Desenvolvi um marcador de páginas para o dia dos namorados, buscando referencias na Arte Grega. Usei uma lenda da mitologia como tema, Eros e Psiquê.[pic 1]

O mito de Eros (o amor) e Psiquê (a alma) retrata a união entre o amor e a alma.

Em grego "psiquê" significa tanto "borboleta" como "alma". Uma alegoria à imortalidade da alma, simboliza também a alma humana provada por sofrimentos e aprovada, recebendo como prêmio o verdadeiro amor que é eterno.

Para a representação do casal Eros e Psiquê, eu usei a imagem da escultura Modelo em gesso platinado do grupo de Psiquê revivida pelo beijo de Eros do artista Antonio Canova, que ajudou a consolidar a arte neoclassica, uma nova tendência estética que predominou nas criações dos artistas europeus a partir das duas últimas décadas do século XVIII, esse estilo surgiu como reação ao Barroco e ao Rococó e se caracterizou pelo desejo de recriar as formas artísticas da Antiguidade greco-romana. A Afirmação do Neoclassicismo deve-se em parte à curiosidade pelo passado desencadeada pelas escavações arqueológicas de Pompéia e Herculano, cidades romanas soterradas pela lava do vulcão Vesúvio em 79 d.C.

As cores que usei no marcador são baseadas na arte Neoclássica, seguindo os tons da escultura. No tempo em que Canova viveu foi descoberto que os gregos costumavam invariavelmente colorir suas estátuas, e ele fez algumas experiências nesse sentido, mas a reação negativa do seu público impediu que prosseguisse, pois a brancura do mármore estava fortemente associada com a pureza idealista apreciada pelos neoclássicos. Alguns de seus patronos fizeram inclusive recomendações expressas para que ele não interferisse na cor do material. Ele também costumava, após o polimento final, banhar as estátuas com acqua di rota, a água onde eram lavados os instrumentos de trabalho.

A fonte utilizada foi a Trajan, perfeita pra anunciar feitos heroicos, histórias grandiosas e fatos memoráveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com