TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Artigo: Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 4

BBowditch (1999, p. 98), “a liderança pode ser considerada como um processo de influência, geralmente de uma pessoa, através da qual um indivíduo ou grupo é orientado para o atendimento das metas estabelecidas pela empresa”.

Hoover (2006, p.30) “em vez de retratar a liderança como uma exceção para alguns poucos ungidos, ela deve ser reconhecida como a expectativa de cada um, independentemente de sua posição. Sua cultura organizacional deve dar apoio de forma consistente e inalterável a essa percepção”. Assim sendo, é uma questão de perfil profissional e habilidade para lidar com pessoas e contribuir para a melhoria dos resultados da empresa.

Dametto (2008, p.78), afirma que “A boa liderança requer também boa equipe. Não existem bons gestores que tirem “leite de pedra”, esse é um conceito no mínimo infantil”. Nesse parâmetro, é importante que as empresas que descubram o segredo de como desenvolver e manter times eficazes sem que os supervisores fiquem desmotivados, e provendo os recursos necessários a excelência do serviço, estarão melhores preparadas para enfrentar as constantes mudanças que continuarão a vir.

Kouzes & Posner (1997, p.114), fala que, “Liderança é relacionamento fundado na credibilidade e na confiança. Sem esses dois fatores, as pessoas não se arriscam. Sem que assumam riscos, não há mudança. Sem mudança, tanto as empresas como os movimentos perecem”.

Do líder são cobradas determinadas forma e atitudes para lidar com valores básicos; e, entre os mais importantes, estão o amor, a integridade e o sentido (Oliveira 2006, p. 27)

Destacasse três diferentes maneiras de liderança: a autocrática, a liberal e a democrática (Chiavenato, 1992, p.247). Além destes três estilos adiciona o estilo laissez-faire ou faça o que quiser que se assemelhe como modelo liberal (Adair, 1992, p.52). Na visão de Blanchard e Zigarmi (1986, p. 32) os estilos que se destacam são os da “[...] direção, do treinamento, do apoio e delegação”. Porém, o que se percebe é que cada estilo tem seu devido valor dentro de sua área de atuação. Conforme, pode ser analisado no quadro comparativo a seguir.

A Teoria Situacional de Hersey e Blanchard (1986, p.190) consiste na tentativa de assegurar a possibilidade de escolha efetiva de um comportamento do líder adaptado à situação. O fator de contexto utilizado para determinar a escolha é a maturidade dos subordinados, avaliada em termos de grau de capacidade e interesse em fazer um bom trabalho. Este modelo recomenda um estilo de liderança dinâmico e flexível, pois avalia o grau de motivação e experiência dos subordinados, o estilo do líder deve corresponder àquele a ser utilizado.

O estilo “delegar” é o mais propício para a maturidade alta, já que nela o liderado tem capacidade e disposição para assumir responsabilidades. Nesse estilo, o líder oferece pouco apoio e direcionamento (baixo relacionamento e tarefa). Mesmo que o líder venha a identificar o problema, é do liderado a responsabilidade de desenvolver o projeto e estabelecer como será resolvido. (Hersey; Blanchard, 1986, p.189).

Carvalho e Nascimento (1997 p. 76), o treinamento é um processo que auxilia o empregado a adquirir eficiência no seu trabalho presente ou futuro, através de apropriados hábitos de pensamento, ação, habilidades, conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com