TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meios de comunicação na Arte

Por:   •  6/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

CHRISTINA ARAÚJO MORAIS

História da Arte

Vanguarda – Pop Art – Arte Contemporânea

São Paulo

2015

A partir das transformações da Arte no século XX com o nascimento dos meios de comunicação de massa, discorra a respeito dos diálogos estabelecidos entre Arte e esses meios na construção de uma forma diferente de conhecimento artístico.

A revolução industrial começou no final do século XVIII para o XIX com transformações tecnológicas e no estilo de vida das pessoas provocando mudanças em suas sensibilidades, demarcando o mundo moderno. Criam-se novas formas de comunicação como o telefone, o rádio, cinema...

 A arte do século 20 começa (mudando a forma de arte do século 19) com a Vanguarda mudando a relação entre Arte e meio de comunicação, iniciando o mundo moderno, propondo nesse contexto trabalhar as questões desse mundo com suas formas, temas, meios e técnicas, apropriando-se dessas invenções novas como a gráfica, cinema e a fotografia para transformar arte e a comunicação, fazendo com que a arte ganhasse novos suportes e meios para comunicar temas e formas diferentes de conhecimento do individuo e estimulando a formas diferentes de sensação.

A Pop Art surge pós-segunda guerra mundial nesse momento de pós-industrial/pós-moderno, um mundo baseado no processo de comunicação (que é mais importante que a revolução industrial, gerando mais riquezas principalmente nos serviços do que em relação às industrias.

Os avanços no processo de comunicação como a TV, computador o cinema provocaram novos processos de comunicação. Nesse universo onde comunicar é extremamente necessário para a geração de lucro.

A Pop Art é um dos primeiros estilo desse mundo pós-moderno modificando a arte a partir dos novos meios onde a grande questão é a cultura de massa, apropriando-se dessa cultura abordando os temas de maior visibilidade. A maioria dos artistas eram designer usando esse tema explorando-o com pintura e serigrafia, mudando a escala e o jeito de fazer, trazendo para Pop Art pensando na distância entre alta e baixa cultura.

Na década de 60 após a Segunda Guerra Mundial, o ambiente de renovação muitos artistas mudam para os Estados Unidos, nesse contexto começa a surgir às primeiras formas de expressão, e a inauguração da chamada arte contemporânea radicalizando as conquistas da Vanguarda.

O campo expandido nasce em meio uma revolução tecnológica se opondo as formas de arte anteriormente aplicadas.

Muitas formas de arte que foram criadas nesse contexto tratam-se de protestos a revolução ou por sua estética, e eram muito questionadas pelos críticos por se tratar de arte ou não.

A mudança de paradigma artístico, que nos apresenta a arte como um espaço onde se diluem as fronteiras disciplinares. A efervescência cultural da década começou a questionar a sociedade do pós-guerra, rebelando-se contra o estilo de vida difundido no cinema, na moda, na televisão e na literatura. Impulsionaram várias artistas a criaram novas maneiras de manifestarem através da arte, abandonando as formas conhecidas como pintura e escultura, surgiram novas alternativas: performance, vídeo, instalação, arte ambiental, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (359.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com