TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE REGIONAL E BRASILEIRA A EXPRESSIVIDADE POR MEIO DA ARTE POPULAR

Por:   •  17/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE 7224

PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR II

PROJETO

ARTE REGIONAL E BRASILEIRA

A EXPRESSIVIDADE POR MEIO DA ARTE POPULAR

CIBELLE FERREIRA DA SILVA

RA- 1299766906

TUTORA EaD LARISSA CORREIA

TUTORA PRESENCIAL MARITELMA

BELÉM / PARÁ

NOVEMBRO-2016

DEDICATÓRIA

Dedico este artigo a instituição, seu corpo docente, direção е administração que me acolheu em sua equipe através do projeto Mais Educação, e me deu várias oportunidades. Todos os meus professores, pois sem eles não teria o conhecimento que tenho hoje. Em especial a professora Fernanda Prestes, pois através de seus conselhos e diálogos pude entender o que de fato é pedagogia e como se aplica.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por ter mе dado saúde е força pаrа superar аs dificuldades. A esta universidade, seu corpo docente, direção е administração que oportunizaram а janela que hoje vislumbro um horizonte superior, eivado pеlа acendrada confiança no mérito е ética aqui presentes.

Ao meu companheiro e filhas que fizeram parte da minha formação me incentivando e dando o apoio que sempre precisei е que vão continuar presentes еm minha vida cоm certeza.

A todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, о mеu muito obrigado.

SUMÁRIO

Resumo............................................................................................................................1

Introdução.......................................................................................................................2

Desenvolvimento.............................................................................................................3

Considerações Finais......................................................................................................5

Referências Bibliográficas..............................................................................................6


RESUMO

Este trabalho trata da questão de aproximar os alunos com a arte através dos estudos em arte popular, esta que tem estreito contado com a vida cotidiana dos alunos.

A arte popular aqui não se funde com o artesanato, ela mostra um outro parâmetro em que a arte popular é produtora de conhecimento e carrega valores culturais ao longo de várias gerações.

O trabalho foi pautado teoricamente na metodologia de ensino de Ana Mãe Barboza, sendo assim as aulas partiram da contextualização, contemplação e por fim o fazer artístico que cela o contato dos alunos e com o projeto Mais Educação onde os estudos da arte popular se entrelaçam.

De acordo com o projeto, o trabalhar com o artesanato popular ou outras diversas áreas artísticas, parte de uma abordagem mais dentro da realidade do lócus e cultura de um povo, ou seja, quando trabalhamos com o local em que vivemos e nossa cultura, aprendemos mais as técnicas usadas e nossa culturalidade.

O Despertar da arte desde criança proporciona uma visão diferente de um despertar em um adulto assim como sua criatividade.

1

INTRODUÇÃO

A realização do projeto proposto propiciou um entendimento mais intensificado, uma vez que foi possível observar como o conhecimento foi entendido por parte dos educandos. A proposta deste era inserir no meio escolar o conhecimento sobre a nossa cultura e costumes regionais, e através deste será realizada uma feira cultural onde os mesmos apresentarão suas artes e seu entendimento sobre os diversos municípios que compõe a região/Estado em que vivem.

Através do conhecimento que adquirimos e consequentemente repassamos, conseguimos formar cidadãos informados e críticos e com o ensino da arte, estes vem a serem cidadãos criativos e capazes de resolver situaçõesproblema.

A motivação foi o de despertar nesses, enquanto ainda crianças, pois eles absorvem melhor e existe um anseio de conhecimento e de trabalhar a sua expressão artística. Toda criança expressa suas alegrias e tristezas através do desenho, e por que não chamar a atenção para uma arte comprometida com sua cultura, com seus costumes, com suas crenças e seu modo de vida, mostrando que arte é formadora de cultura e que através dela podem expressar suas opiniões e anseios?

Não que o indivíduo não consiga resolver problemas do cotidiano sem o estímulo arte, porém o caminho é mais árduo, pois quando temos uma visão criativa as soluções brotam com água.

Devido a esta via, o projeto foi proposto, porém foram trabalhados mais especificamente de forma artesanal, para um melhor entendimento do mundo que os rodeia, mundo este que abrange a cultura e modos de vivencia de sua região, fazendo com que os mesmos conheçam seus meios sociais, culturais e seu histórico.

2

DESENVOLVIMENTO

O tema proposto forneceu um entendimento, ou conhecimento da cultura por meio de expressões artísticas, mas especificamente por meio de Artesanato Popular, uma vez que já vinha sendo trabalhada tal disciplina através do projeto Mais Educação. A proposta deste era inserir no meio escolar o conhecimento sobre a nossa cultura e costumes regionais, porém trabalhada também a cultura brasileira.

A escolha deste tema se deu através de análise sobre quanto os educandos conheciam a arte de sua região e do Brasil. Dentro deste contexto a arte brasileira chamou a atenção por ser próximo à realidade, ou seja, é uma a arte que pode ser colocada ao alcance de todos, principalmente dos alunos.

Este foi trabalhado no ensino fundamental 1, devido sua importância. O aluno hoje inserido em todos os meios informacionais do mundo globalizado pode ser tocado de maneira simples dentro da sala de aula.

Como as artes por muitos anos foram encaradas como algo muito longe da realidade de algumas pessoas, artes essas que tem seus costumes e sua cultura muito rica e diversa, que por muitas vezes não são reconhecidas como produto cultural e artístico de um povo, este projeto visou levar a arte para sala de aula de forma simples e acessível, colocando-a em seu meio social e ao alcance de seus estudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com