TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA POR MEIO DAS ARTES: LITERATURA, TEATRO E MÚSICA

Por:   •  18/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS

ELISABETH COSTA DE ABREU DE PAULA

PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA POR MEIO DAS ARTES: LITERATURA, TEATRO E MÚSICA

São Paulo

2015

ELISABETH COSTA DE ABREU DE PAULA

[pic 2]

São Paulo

2015

PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA POR MEIO DAS ARTES: LITERATURA, TEATRO E MÚSICA

ELISABETH COSTA DE ABREU DE PAULA

APROVADA EM ____/_____/_____

___________________________________________

ORIENTADORA

AGRADECIMENTOS

A minha querida Professora orientadora Sheyla Santos, pelo apoio e confiança.


 SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA .............................................                04

Objetivo..........................................................................................                06

1.1.1Gerais.....................................................................................                06

1.1.2 Específicos...........................................................................                06

2 BREVE REVISÃO DE LITERATURA...........................................                08

3 TRAJETÓRIA METODOLÓGICA..................................................        11

3.1 Cronograma................................................................................        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................        14

REFERÊNCIAS.....................................................................................        15


1. INTRODUÇÃO

O presente projeto ora apresentado terá como envolvimento os educandos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois apresentam dificuldades relatadas no ambiente escolar e visando inovar as praticas didáticas de leitura para que esses tenham uma forma prazerosa na construção do conhecimento e na tentativa de resolver o grande problema que é fazer com que o aluno torne-se um leitor, e tenha o gosto pela leitura de obras literárias. Além disse, este projeto propõem característica interdisciplinar dos conteúdos de Artes, trazendo como meta a utilização de recursos pedagógicos, tais como: o teatro, a música e a dança para possibilitar e permitir a definição dos conteúdos do ensino da Língua Portuguesa e Literatura, por meio das novas diretrizes de apoio e incentivo à leitura.

As Artes que envolvem de um modo geral, o teatro, a música e a dança, têm o poder de estabelecer e instituir um equilíbrio entre o ser humano e o mundo. Assim, incluí-las como uma estratégia a mais na educação é como por em prática propostas e reflexões que comprovem a importância e seriedade do conhecimento estético, construída por meio da palavra ou expressão, dos movimentos e da melodia. Isso porque, o teatro procura a linguagem corporal, a dança procura os movimentos e a música é o componente que facilita a interação entre o movimento dramatizado no teatro e o movimento coreografado na dança. O teatro, devido à riqueza de sua experimentação e demonstração, educa e diverte. Assim, entende-se que o teatro é uma atividade lúdica e ao mesmo tempo didática. Já a música desempenha sobre nós um amplo fascínio e remete, evidentemente, o seu poder sobre o nosso corpo, fazendo com que ele vibre. Agora a dança nos causa à sensação de bem estar. Assim sendo, quando ouvimos uma música almejamos dançar, e, esse ato de dançar nos possibilita expressar e representar os sentimentos, os desejos e as emoções.

Portanto, relacionar o teatro à literatura, à música e à dança enriquecerá demasiadamente a prática educativa. Logo, encenar obras literárias, propiciará situações para que os alunos obtenham e adquiram domínio de si, que expandam a capacidade de ouvir, de se posicionar, de refletir e ler. Uma vez eles experimentando a alegria de uma atividade que se desenvolve de acordo com seus valores, interesses e prazer.

Finalmente, tendo em vista a importância da conscientização do ato de ler, a pesquisa mencionada busca implantar outras técnicas, utilizando-se, como fator principal, grandes clássicos da literatura universal, como base e incentivo a novas estruturas, tais como: a poesia, a música e o teatro.


2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        

 Iniciaremos essa parte falando do Ato de Ler explicitando a importância e a seriedade da Leitura, buscando conscientizar o público a que se destina, por meio da Humanização através da Leitura.

        De acordo com Chauí, o homem é o único ser na natureza que tem o domínio da “palavra” como linguagem e é através dela que nos comunicamos e construímos valores e conhecimentos (pg. 160, ano 2010). Para analisarmos somo é importante o uso da linguagem, podemos tomar como exemplos os mitos e as religiões. Desde a antiguidade precede o uso da linguagem, tanto verbal, como não verbal. Por este motivo, temos consciência de nossa história, porque alguém a escreveu e deixou registrado uma passagem, ou um fato histórico. Levando em consideração o uso da linguagem como formação humana, faz-se necessário a mediação por parte da sociedade e dos gestores escolares, que promovam a aproximação dos alunos com a leitura, incentivar, criando nesses novos leitores a vontade e a capacidade de compreensão e interpretação.

        Assim, compreende-se que o Brasil está longe de ser um país formador de leitores. E uma das causas desse déficit são fatores socioeconômicos, pois, a produção de livros é muito cara, tornando seu produto final, inacessível para diversos públicos, especialmente os de baixa renda. Deixando de lado as problemáticas das realidades sociais, devemos intervir para que se hajam manifestações literárias em prol da humanização, aceitando-a como fator preponderante na evolução do próprio ser. Com base nesses preceitos, esta pesquisa apresenta e analisa intervenções que possibilitem no âmbito escolar, a valorização da leitura fazendo dela uma ponte para o desenvolvimento do indivíduo, tanto intelectual, como social. Tornando-se um ser crítico e ativo na participação da sociedade. “Assim o pensamento é uma atividade pela qual a consciência ou a inteligência coloca algo diante de si, para atentamente considerar, avaliar, pesar, equilibrar, reunir, compreender, escolher, entender e ler por dentro”. (CHAUÍ, 1010, pg.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com