TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO – FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA UNIP SANTOS RANGEL

BIBLIOTECÁRIA ENEIDA

Eneida começa explicando sobre o funcionamento da biblioteca quantos livros cada aluno pode pegar por vez e em quanto tempo precisa devolver ou reservar para não vencer o prazo. Explicou também o serviço de intercâmbio entre as bibliotecas da Unip, são 33 no total organizando-se em multicamp onde formam uma rede de bibliotecas interligadas e tem uma central em São Paulo que administra toda essa rede. É um acervo para todas as bibliotecas contabilizando entre todas quase um milhão de livros, somente na unidade de Santos existem em média 50.000 livros. Compram livros semestralmente, não tendo economia de gastos para isto, os professores passam a ementa aos seus respectivos coordenadores que repassa ao responsável pela compra. São comprados de acordo com a quantidade de alunos por curso e mesmo assim ainda por muitas vezes não conseguem todos os exemplares por estarem esgotados.

Os livros são organizados no sistema CDU ( Classificação Decimal Universal) , essa organização é realizada em qualquer biblioteca do mundo e existem sub- áreas dentro dessa organização decimal e crescente.

Alguns TCCs são disponibilizados para a biblioteca de acordo com a coordenadoria. Ao fazer qualquer trabalho acadêmico sempre pegar ou olhar a ficha catalográfica que contém informações importantes sobre o livro/ autor.

Explicou a importância de o aluno estar preparado a saber e ter habilidades bibliográficas através de leituras, o que agrega conteúdo para o senso comum, despertar a cultura eleva os níveis de conhecimento e serve de aprendizado pra vida toda. Ter ética, buscar informações verdadeiras com base em pesquisas é essencial para que não ocorram casos de plágio.

Quem pratica a leitura tem modelo, o que falta nos alunos em geral é a leitura, para fazer citações é preciso conhecer o que esta escrevendo, o que você coloca como referência e sempre prestar atenção no ano dos livros acadêmicos.

Mostrou também a importância de ir até uma seção de metodologia para poder fazer um trabalho com conteúdo, baseado nas regras acadêmicas, auxiliando em fazer bons relatórios, pesquisas com argumentos científicos com base construtiva para leitura e entendimento. Procurar sempre fazer um trabalho mais autônomo sempre buscando informações em livros e tendo referências bibliográficas.

Segundo as autoras do livro Fundamentos de Metodologia Científica, a disciplina é muito importante introduzir o discente no mundo dos procedimentos sistemáticos e racionais, base da formação tanto do estudioso quanto do profissional, pois ambos atuam, além da prática, no mundo das idéias. Podemos afirmar até: a prática nasce da concepção sobre o que deve ser realizado e qualquer tomada de decisão fundamenta-se naquilo que se afigura como o mais lógico, racional, eficiente e eficaz. Esta obra, procura suprir uma necessidade existente em nossa bibliografia, ou seja, um trabalho que sintetize, ao mesmo tempo, procedimentos didáticos, fundamentos para trabalhos escolares, final de curso e científicos, relatórios e memorandos, assim como sirva de base para a atividade profissional que, por definição, precisa ser ordenada, metódica e lógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com