TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu Língua Portuguesa (relatório visitação)

Por:   •  1/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

O Museu da Língua Portuguesa está localizado no prédio da estação da Luz, que fica na praça da luz, s/nº, no centro da cidade de São Paulo. Foi oficialmente inaugurado no dia 20 de março de 2006. É um museu dedicado à valorização e difusão da nossa língua materna e apresenta de uma forma expositiva, utilizando a tecnologia e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos. É o primeiro museu dedicado a um idioma no mundo.

O Museu está distribuído em três andares: No primeiro, existe uma sala destinada às exposições temporárias e onde abriga a administração e o setor educativo do Museu onde dispõe de uma sala de aula para 50 pessoas.

No segundo andar, há uma extensão de projeções simultâneas de filmes que abordam a língua portuguesa no cotidiano e na história. Há um totem dedicado as influências das línguas e dos povos que contribuíram para formar o Português falado no Brasil e uma linha do tempo cronológica com recursos interativos onde o visitante pode conhecer melhor a história da língua portuguesa.

O “beco das palavras” é uma sala com jogos etimológicos interativos que permite ao visitante brincar com a criação de palavras, conhecendo origens e significados.

Um painel nos conta a história do edifício sede da estação da luz e os trabalhos de restauro realizados antes da implantação do Museu.

O “mapa dos falares”, mostra ao visitante (ouvir e ver) depoimentos de diversas pessoas, para podermos nos apropriar dos diversos “falares” do povo brasileiro.

No terceiro andar, está um auditório para projeção de filmes de 10 minutos sobre as origens da Língua Portuguesa falada no Brasil. A “praça da língua”, uma espécie de “planetário” é composto por imagens e áudios que falam sobre literatura. Outra instalação é o próprio elevador do museu, que conta com uma visão mais detalhada da obra “Árvore das Palavras”. Além disso, no interior do elevador, é possível escutar um mantra, composto pelo músico Arnaldo Antunes onde ele repete diversas vezes a palavras “língua” e “palavra” em diversos idiomas.

O Museu da Língua Portuguesa possui intérprete de Libras, além de educadores fluentes na língua brasileira de sinais. Conta com uma entrada acessível e cinco banheiros adaptados, rotas de acesso às salas e banheiros, bem como elevadores. Existem 20 lugares reservados para cadeirantes com acompanhante ao lado e as obras estão dispostas em altura acessível. Para os deficientes auditivos, há sinalizações para deslocamento aos banheiros e salas. Possui elevador com aviso sonoro para indicação dos andares e sinalização em braile, além de oferecer audiodescrição, mediação para visitantes cegos, percurso tátil, áudio-guias e guias-videntes. Além de disponibilizar profissionais específicos para esse público.

Os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental podem fazer um bom uso do museu em recursos educativos.  Após a visitação é possível que elaborem textos e ilustrações sobre o que viram e ouviram durante a visita. Possibilitando assim, a formulação de hipóteses sobre a diferença entre a língua falada e escrita. Até mesmo os pequenos da educação infantil, podem se beneficiar da visita ao museu: clicando nos totens, eles exploram o significado e origem das palavras, bem como descobrir as palavras e os objetos escondidos na “Árvore da língua”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com