TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu da Língua Portuguesa no Brasil

Por:   •  23/4/2016  •  Resenha  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

Museu da Língua Portuguesa

O intuito deste relatório é mostrar a visita realizada ao museu da Língua Portuguesa, no dia 31/05/2014, localizado na estação Luz, em São Paulo, tendo por finalidade um maior conhecimento e compreensão da nossa língua que por sua vez passa por constantes mudanças devido a nossa diversidade cultural.

O conteúdo do museu proporciona um importante contato direto com a divulgação do patrimônio imaterial, a Língua Portuguesa; localizado, representado por diversas atrações iniciando-se no segundo andar com uma extensa tela de 106 metros onde é retratada a língua no cotidiano, em suas diversidades, no futebol, nas músicas, entre outros.

No decorrer da visita, vemos uma espécie de “linha do tempo” da evolução e mudanças no nosso idioma, retratado por painéis a partir do ano 400 aos dias atuais, o mapa dos falares, e totens com várias palavras, pronuncias e significados. Nessa exposição é mostrado que o nosso idioma sofre diversas modificações através do contexto histórico no momento e as várias influências vindas pelos imigrantes, que trouxeram novos sotaques, palavras e costumes que ao passar do tempo os brasileiros não só aceitaram a diversificação como incluíram diversas palavras pertencentes a outros idiomas ao nosso cotidiano, como por um exemplo o “americanismo”, que chegou ao Brasil em 1950, e agora no século XXI está presente em todos. Os ambientes principalmente no empresarial onde são mais utilizados no dia a dia. Também pode ser visualizado o cruzamento das palavras, onde o Português em meados do século XIX com a criação de escolas, bibliotecas e jornais, começa a se afastar de Portugal em direção a uma identidade própria.

Não podemos deixar de relatar que após todas essas modificações hoje a língua Portuguesa passa por adaptação na reforma ortográfica, que tem por objetivo simplificar e unificar o uso do português nos países que falam e escrevem a língua. Além da reforma com a inovação tecnológica mais uma vez o português recebe novas palavras por meio da chamada era digital, um recurso utilizado no cotidiano, não só dos jovens como a demais população, que justificam que devido à correria utilizam de novas palavras e abreviações para escrever mais em um curto espaço de tempo, ignorando acentuações ou formalidades.

O terceiro andar apresenta um filme sobre a origem da Língua Portuguesa narrado por Fernanda Montenegro, logo após, podemos ver a Praça da Língua, um ambiente que mostra vários trechos de poemas e textos expressos por ilustrações.

Enfim, o Museu com sua tecnologia de ponta, mostra a história da língua portuguesa, e toda influência de outras línguas que interferiram na sua formação. O visitante tem a oportunidade de tomar consciência de sua cultura através do conhecimento da própria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com