TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil e Europa no Séc XX

Por:   •  21/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  18 Visualizações

Página 1 de 3

BRASIL SÉC XX

No início do século XX, a arte no Brasil estava passando por um período de transição e efervescência cultural nesse período, foi o início de uma nova era na expressão artística do país.

  • O início do século XX no Brasil foi marcado por mudanças significativas, incluindo a transição da Monarquia para a República em 1889 e um período de urbanização e industrialização crescentes.

  • A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo em 1922, foi um marco crucial na história da arte brasileira. Reuniu artistas como Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Anita Malfatti, que buscavam romper com as convenções artísticas tradicionais e promover uma nova identidade cultural brasileira.
  • O movimento modernista brasileiro tinha como objetivo criar uma estética que fosse verdadeiramente brasileira, incorporando elementos da cultura popular e da natureza exuberante do país. Tarsila do Amaral se destacou nesse movimento, criando obras que retratavam paisagens e temas brasileiros de forma única.
  • O Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade (1928), promoveu a ideia de "devorar" influências estrangeiras para criar algo genuinamente brasileiro. Esse conceito foi refletido em obras de arte que incorporaram elementos culturais estrangeiros, adaptando-os à realidade brasileira.
  • Abstracionismo: Tarsila do Amaral e Vicente do Rego Monteiro explorou formas geométricas e abstratas em suas obras.
  • Regionalismo: Paralelamente ao modernismo, houve um movimento de regionalismo, que valorizava as tradições e culturas locais. Artistas como Candido Portinari pintaram cenas e retratos que destacaram a diversidade das regiões do Brasil.
  • A Influência da Semana de 22 na Literatura e Música: Além da arte visual, a Semana de Arte Moderna também influenciou a literatura e a música brasileira, com escritores como Mário de Andrade e músicos como Heitor Villa-Lobos abraçando ideias modernistas.

A arte modernista no Brasil enfrentou resistência e críticas, especialmente de setores conservadores da sociedade que viam essas novas expressões como ameaçadoras às tradições condicionais.

EUROPA SÉC XX

A arte na Europa no século XX foi um período extremamente rico e diversificado na história da arte, com várias correntes e movimentos artísticos influentes. Cada um desses movimentos teve um impacto significativo na evolução da arte e continua a influenciar artistas contemporâneos em todo o mundo.

  • Expressionismo: Movimento que enfatizou a expressão das emoções pessoais e a representação da angústia humana. Artistas como Edvard Munch e Oskar Kokoschka, se destacaram. Die Brücke, os artistas da Brücke localizavam suas influências nas artes primitivas não europeias oriundas da África e da Oceania, que eles conheceram por meio de exposições no Museu de Etnologia de Dresden. Mas também as pinturas de Vincent van Gogh e Paul Gauguin tiveram impacto sobre os conceitos do nascente expressionismo alemão. O grupo teve contato com as cores de Van Gogh ainda em Dresden, numa exposição do mestre holandês. Nolde chegou a sugerir que o grupo mudasse seu nome para Van Goghiana.
  • Arte Abstrata e Geométrica: O desenvolvimento da arte abstrata por artistas como Piet Mondrian e Kazimir Malevich enfatiza formas geométricas e cores puras. A busca pela essência da arte através da simplificação e abstração se torna uma corrente significativa. O Abstracionismo Geométrico (Kandinsky) e o Abstracionismo Lírico (Joan Miró) exploraram a arte sem representação figurativa, focando a forma, o corso e a composição. Jackson Pollock referência no movimento do expressionismo abstrat se tornou conhecido por seu estilo único de pintura por gotejamento.
  • Cubismo: Artistas como Pablo Picasso e Georges Braque, focaram na representação de objetos a partir de múltiplos ângulos e perspectivas.
  • Surrealismo: O Surrealismo explora o mundo dos sonhos e do subconsciente, com artistas como Salvador Dalí e René Magritte criando obras intrigantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com