TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITUANDO EDUCAÇÃO

Por:   •  13/7/2021  •  Resenha  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

 Texto analítico/ crítico dos slides CONCEITUANDO EDUCAÇÃO de EDINEIRAM MACIEL e do Texto: O QUE É EDUCAÇÃO de Carlos Rodrigues Brandão. 

Bruno da Silva Conceição (11D210449)

Segundo as autoras DIAS, ÉRIKA; PINTO, Fátima Cunha Ferreira, a educação é, desde a sua gênese, objetivos e funções, um fenômeno social, estando relacionada ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma determinada sociedade. O ato de educar é um processo constante na história de todas as sociedades, não é o mesmo em todos os tempos e lugares, e é, em sua essência, um processo social. Além disso, educação e sociedade se correlacionam porque a primeira exerce forte influência nas transformações ocorridas no âmago da segunda.

A partir dessa concepção, a educação é muito importante na sociedade. É a base para o prolongamento da cultura, para a formação dos indivíduos, para a evolução da sociedade e para outros fins.

Segundo BRANDÃO (2007), ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e- ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.

Percebemos aqui que a educação é um sistema de ensino e aprendizagem que visa socializar os indivíduos e maximizar o seu desenvolvimento.

O texto “O QUE É EDUCAÇÃO” de Carlos Rodrigues Brandão traz um breve histórico da história da educação, assim como nos remete a alguns conceitos sobre o que é educação na visão de alguns historiadores, dentre esses conceitos temos uma definição dada por DURKHEIM, "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destina.”.

Dessa forma, podemos compreender a educação de uma forma sociológica. É possível perceber também que o autor busca esclarecer mais e mais como a sociedade e a cultura funcionam na realidade, assim como a educação existe dentro delas e funciona sob a determinação de exigências, princípios e controles sociais.

A educação é o cultivo sábio, esperançoso e respeitoso do aprendizado e da mudança, empreendido na crença de que todos devemos ter a chance de compartilhar a vida. Partindo disso, segundo MACIEL, E. M a educação está sempre sendo ressignificada, de acordo com a época e o espaço onde ela acontece. Assim, não podemos compreender educação fora do seu contexto cultural e temporal.

Costuma-se dizer que estamos aprendendo o tempo todo e que podemos não estar cientes do que está acontecendo. Aprender é um processo e um resultado. Como um processo, é parte de ser e viver no mundo, parte da maneira como nosso corpo funciona. Como resultado, é uma nova compreensão ou apreciação de algo.

Dessa forma, ainda segundo MACIEL, E. M surge a importância da formação dos professores que, num sistema de ensino aviltante como o que temos no Brasil atual, são muitas vezes heróis desamparados quando deveriam ser profissionais respeitados por agirem na formação das subjetividades dos jovens e dos adultos que são os cidadãos também aviltados da injustiça socioeducativa atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (174.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com