TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cantador de Histórias

Por:   •  2/2/2019  •  Resenha  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

“Cantador de Histórias”

(Histórias do marinheiro João)

O projeto “Cantador de Histórias” nasceu da ideia do músico e historiador especialista Marco Antônio Coutinho, que através de sua vasta experiência em ensino de música (musicalização infantil) e seu acesso a artes cênicas como diretor musical, unisse as duas artes se transfigurando em um dos personagens mais tradicionais da dramaturgia infantil brasileira, ou seja, de Maria Clara Machado, o “Marinheiro João” da peça “Pluft, O Fantasminha”. A maneira que foi incorporada propiciou uma carreira de animações de festas infantis e momentos de onde foi convidado a contar histórias da cultura popular brasileira, de onde é um colecionador, aproveitando-se do personagem com o título de “Histórias do Marinheiro João”.                 Diante do sucesso das atividades, se fez necessário uma reflexão mais aprofundada da questão popular e um estudo sobre o folclore brasileiro e seu valor para a formação e preservação através das gerações futuras.

Uma das indagações seria em relação à era da globalização e os avanços tecnológicos: Onde se encontra a nossa cultura e como ela está sendo abordada frente a tantas novidades?

Afinal de contas a cultura brasileira representa nossa identidade e não podemos perdê-la ou esquecê-la.

E foi pensando nisso em reviver, através de lendas, músicas e brincadeiras, a nossa tradição e os nossos costumes, que todo material de trabalho foi desenvolvido, mantendo-se o personagem “Marinheiro João” e tendo como atividade principal, o canto e os acompanhamentos de instrumentos de cordas e percussão.

Com toda essa instrumentalização e o acionamento dos mecanismos da musicalização infantil, nasceram as oficinas voltadas para cultura popular, onde a participação ativa da criança e sua interatividade através de gestos, danças, sons corporais e a confecção de instrumentos com sucatas, resulta na chamada "Recriação Coletiva", pela qual se consolida a função regional de cantigas originadas em locais diferentes. Então, a partir destas canções criar novas rimas, músicas, ou escolher personagens de alguma canção e criar algo sobre ele, ou seja, explorar as narrativas ou conteúdos destas canções questionando e refletindo sobre o contexto da música relacionando-a com a sua realidade.

Outro aspecto além do educacional seria o de formação cultural da criança, vejamos, através dos jogos folclóricos é possível abordar de forma lúdica a utilização de regras; ao executar brincadeiras antigas a criança trabalha mais com o próprio corpo, se desprende de seus brinquedos de última geração cheios de tecnologia e com isso propiciam o próprio desenvolvimento; com parlendas, músicas e jogos contribuímos para a preservação de nossa história e ainda aprende-se sobre outras culturas.

Considerando que as brincadeiras incitam a socialização, além de ser muito importante para o desenvolvimento infantil, pode-se acreditar que as rodas formadas por crianças é um dos melhores meios de conduzir as tradições através das gerações, além de ser importante para sua educação musical.

Para que tudo isso fosse feito de maneira mais prática dividimos as atividades em suas diferentes maneiras e formas:*

  • ADIVINHAS

Além de levar as crianças a desenvolver o raciocínio lógico, a adivinhação, é uma atividade que desenvolve o raciocínio e aumenta a agilidade mental.

  • TRAVA-LÍNGUAS

Despertam o gosto de brincar com as palavras e os sons da língua. São embaraçosos, provocam risos e caçoadas. Fazem parte das manifestações orais da cultura popular, são elementos do nosso folclore.

  • CANTIGAS DE RODAS

As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local, é através dela dá-se a conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, crenças, dentre muitas outras coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (351.1 Kb)   docx (331.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com