O Contexto Histórico do Século XX
Por: Keythree • 5/1/2026 • Trabalho acadêmico • 736 Palavras (3 Páginas) • 13 Visualizações
Contexto histórico do século XX
O século XX foi um século marcado por revoluções, descobertas, avanços científicos, guerras, idealizações e mudanças políticas, sociais, artísticas e culturais.
Bem o início do século XX foi o princípio dessa mudança que se deu na sociedade europeia
É marcado por uma certa admiração ao o que é moderno, por outro, a afirmação capitalismo traz várias reclamações sociais, as nações vivem num período de tensões políticas e económicas, com uma crise profunda que vai se amplificar posteriormente na Primeira Guerra Mundial e na ascensão do fascismo, do nazismo e do comunismo, movimentos esses que também precederam a Segunda Guerra Mundial.
O vanguardismo
A arte também teve mudanças radicais.
A primeira metade do século 20 foi preenchida por um leque de correntes artísticas, esses movimentos foram designadas como parte das Vanguardas europeias.
O Vanguardismo é a arte que busca a inovação, ruptura e a experimentação.
Essa convicção de dar uma nova luz à arte vinha a se formular desde os primeiros impressionistas, foi no início do século que esta concepção balançou verdadeiramente o meio artístico cultural.
Esta forma de arte tende a abandonar as tradições clássicos e modelos anteriores.
Com o intuito de libertar a arte das amarras culturais estabelecidas e dando luz à novas expressões e inovações, caracterizando o pensamento do homem moderno.
O cubismo
O primeiro movimento foi o Cubismo, o que teve mais duração e o que mais influenciou a arte moderna. [pic 1]
O Cubismo surgiu em 1907, com a obra “Le demoiselles d’Avignon", de Pablo Picasso.
Esse movimento aconteceu num período de inovações tecnológicas, tensões políticas e com a quebra do pensamento tradicional.[pic 2]
Os cubistas caracterizaram pelo banimento da perspetiva plana, a geometrização de formas e a representação em tempo simultâneo, fragmentação de formas e distorção da realidade
Rompendo radicalmente com a visão clássica da arte e seus conceitos.
O artista: Picasso[pic 3]
Umas das personalidades que mais marcou o Cubismo, foi Pablo Picasso ( 1881-1973).
Foi um pintor, escultor, ceramista, poeta e dramaturgo espanhol, que desde muito cedo demostrou um grande talento artístico.
Viveu a maior parte de sua vida na França.
[pic 4]
Obras
Foi co-fundador do Cubismo, juntamente de Georges Braque.
A sua obra é geralmente classificada em vários períodos:
- O período azul de 1901-1904, marcado profundamente pela melancolia;
- O período rosa de 1904-1906, fase caracterizada pela alegria;
- O período africano de 1907-1909, assinalado pela influência da arte africana;
- O período denominado de “cubismo analítico”, de 1909-1912, marcado pela sobreposição de planos, pela geometrização das formas e pelo uso de cores neutras;
- O período do “cubismo sintético”, de 1912-1919, em que passa a utilizar outras técnicas, como a colagem, com retorno ao figurativo e em que as cores usadas são mais intensas.
Com uma enorme biblioteca de obras artísticas, é considerado o artista com mais obras na história da arte. É também considerado o artista mais influente da sua época.
...