TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENHO EM PERSPECTIVA NO PROCESSO DE ENSINAGEM

Por:   •  21/10/2019  •  Artigo  •  4.478 Palavras (18 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 18

MÁRCIO HENRIQUE DE SOUZA – RA 1050959

Licenciatura em Arte – Educação Artística

O DESENHO EM PERSPECTIVA NO PROCESSO DE ENSINAGEM

Orientadores: Prof. Wilton Luiz Duque Lyra e Prof. Newton Gomes Ferreira

Centro Universitário Claretiano

BELO HORIZONTE
2012

O DESENHO EM PERSPECTIVA NO PROCESSO DE ENSINAGEM

RESUMO

O presente artigo apresenta a técnica do “Desenho em Perspectiva” que se manifesta especialmente na percepção visual do ser humano através dos seus componentes: a linha do horizonte, os pontos de fuga, o ponto de vista e as linhas de fuga, definindo-os e explicando de maneira organizada e básica, ressaltando a história da perspectiva, as divergências entre o bidimensional e o tridimensional, a facilidade que o educando encontra no preparo do desenho, assim como seus objetivos pedagógicos e suas implicações em não absolver ensinamentos técnicos do desenho no ensino fundamental e médio, fazendo um apanhado geral, usando uma simples linguagem e de fácil compreensão.

Palavras-chave: Desenho. Facilidade. Geometria. Aprendizado. Tridimensional.

INTRODUÇÃO

Este estudo objetiva expor o desenho em perspectiva, reunindo e trazendo uma breve conceituação de sua técnica e de seus elementos, a sua história cronológica, relacionando e diferenciando e em momento algum desvalorizando o desenho bidimensional, citando e observando a sua facilidade no processo de elaboração, incluindo a sua importância para a formação humana segundo a pedagogia e seu comprometimento causado pelo abandono como disciplina curricular no ensino fundamental e médio, abordando o despreparo da grande parte dos professores para o ensino da perspectiva em função das suas formações acadêmicas, conseqüentemente, a sua carência faz com que crianças e jovens cresçam despreparadas e desprovidas artisticamente como se percebe nas escolas brasileiras.

                

DESENVOLVIMENTO

  1. A HISTÓRIA DO DESENHO EM PERSPECTIVA

Ao longo da história o homem vem provando a possibilidade de representar em planos bidimensionais, como em uma folha de papel ou em uma tela a ilusão tridimensional. O desenho manifestado esteticamente desde os tempos pré-históricos, assim como, artisticamente, todas as manifestações inseridas em um contexto religioso. A disposição dos poderosos e da igreja, as obras de arte estiveram presentes com o objetivo de usar a arte para conquistar os povos e representar realisticamente os espaços e os objetos através do uso da perspectiva e essa maneira de representação variava de acordo com os períodos culturais, civilizatórios e religiosos. Após a separação da religião o desenho ganha autonomia e empreendedores da época o insere a um estudo abrangente e do conhecimento como disciplina.

Antes da introdução da Perspectiva (Tridimensional), os desenhos e as pinturas eram desenvolvidos de maneira bidimensional e obedeciam a uma escala de personagens e objetos valorizados espiritualmente e sobre temas, como aconteciam no Egito antigo, um exemplo disso, à imagem do faraó, muitas vezes maiores que a de seus escravos (súdicos). Mallins (1983), disse que as imagens menores estavam ao fundo pela sua importância e seu valor social, segundo o autor os egípcios usavam a lei da frontalidade na representação da imagem humana para conservar seu estado bidimensional e baseavam-se na representação do rosto, pernas e pés observando seu perfil, o tronco e os olhos eram observados de frente, para que o reconhecimento da figura ficasse mais fácil. Nesse período, chamado medieval a existência da perspectiva também esteve ausente. Evidentemente que não podemos censurar e nem reprovar os artistas medievais por não terem reconhecidos as leis naturais, pois haveriam de reconhecer os objetos diminuindo de tamanho de acordo com a distância.

Definiu-se no ano 1000 a óptica aplicada ao desenho em perspectiva, pelo filósofo e matemático Alhazen quando fez uma demonstração inédita em seu projeto “Perspectiva”. Conforme Ostrower (1987), o cientista se preocupou com a óptica e não com as representações do desenho. A partir desse avanço, os romanos (gregos) melhoraram suas técnicas e foram os que estiveram mais próximos da perspectiva com seus métodos chamados de escorço, definindo uma perspectiva falsa e uma ilusão de profundidade bem razoável ao que temos hoje. Com essas tentativas, destaque no cenário para Vasari (1511-1574), Alberti (1404-1472) e Brunelleschi (1377-1446).

Chuhurra (1971) descreve que as características medievais são intuitivas em relação ao espaço e ainda diz que esse espaço foge completamente a realidade tridimensional.

De acordo com Ostrower (1987), não se preocupava na Idade Média em organizar uma perspectiva científica fazendo uso do ponto de fuga e diminuições gradativas no tamanho dos objetos em razão da filosofia existente na época.

Com as mudanças a intenção da criação de um espaço realístico estruturando as figuras no espaço pictórico foi realmente atingida no início do Renascimento com o homem científico, mensurando o mundo que o cerca, investigando e interrogando as formas de colocar-se ao centro da idéia. Colocar Deus no centro da cena e a razão das coisas não era mais a idéia central e sim o universo e o homem como foco principal. A técnica em perspectiva atingiu seu auge e estudos profundos abriram caminho para a matemática por meio projetista tornando-o um instrumento fundamental para a criação artística a partir do Século XV e a criação sobre a óptica da perspectiva destaca Leonardo da Vinci, o introduzindo como um marco da época destacando uma de suas obras A Santa Ceia sendo um exemplo clássico da técnica em perspectiva. Cabe salientar que a perspectiva foi atingida realmente com os estudiosos do Renascimento, e sobre a visão da geometria descritiva no Século XVIII. Menciona Ostrower (1987).

Ainda segundo Ostrower, a história da arte renascentista nesse mesmo período, um dos primórdios foi o pintor e arquiteto italiano Giotto, contextualizando, utilizou métodos algébricos para demonstrar a perspectiva que seria mais tarde elaborado por Bruneleschi, que encontrou deficiências e a não retratação fiel de um determinado campo visual. Giotto utilizou do seu método para a criação da obra “Jesus ante Caifás”, apesar do método não se encaixar aos parâmetros modernos e da geometria da perspectiva, tal obra oferece uma ilusão de profundidade considerada um avanço para arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com