TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenho no Processo de Projeto

Por:   •  19/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1: O desenho é fundamental na prática da arquitetura e representa a própria evolução do processo projetual. Ele significa “o modo pelo qual o projeto é conduzido, testado, controlado, apresentado e por último realizado” (ROBBINS, 1997). A partir da afirmação da autora do texto Desenho no Processo Projetual, faça uma reflexão e descreva como você percebe o desenho no processo de projeto.

O desenho no processo de projeto se faz muito importante, pois são croquis ou desenhos mais elaborados que descreve de maneira simples e clara todas as informações necessárias de um programa de necessidades especifico, buscando demonstrar toda a atividade pensada para um determinado edifício. Torna-se fundamental a apresentação/execução de desenhos no processo projetual e que a observação e prática cada arquiteto faz para ilustrar o alcance adequado do projeto.

Questão 2: A autora de Desenho no Processo Projetual procurou ressaltar as diferentes formas do desenho e o papel fundamental de cada uma delas na tarefa de projetar. “Os diversos tipos de desenho, com seus diferentes usos e possibilidades, que permeiam a prática arquitetônica”. A partir desta constatação e com base no texto Desenhos e Projeto, de Rafael Perrone, você acrescentaria algum outro tipo de uso do desenho no processo projetual? Qual? Explique tanto se a resposta for afirmativa e ou negativa.

Sim, o desenho simples sendo ele croqui ou mais elaborado possui um papel fundamental no momento de expor as ideias projetuais. É uma forma de comunicação que os arquitetos utilizam para representar suas ideias, podendo modificar, elaborar de outras formas diferentes conceitos de projetos, buscar assim respostas que atendem aos nossos desejos e objetivos. Os desenhos são também o conhecimento arquitetônico. Mas também podemos citar outro meio de desenho mais elaborado, o uso da projeção no computador que facilita de alguma forma e com mais agilidade a demonstração do estudo da volumetria que são necessários no projeto, ajudando também na definição da estética do objeto arquitetônico como os materiais que serão usados, as cores e entre outros aspectos que venham a ajudar na ilustração do processo arquitetônico.

Questão 3: Analisando a afirmação da autora, no texto Desenho no Processo Projetual “ A pesquisa realizada recentemente, na qual me apoio para escrever este artigo, demonstra que entre todos os arquitetos entrevistados, apenas um deles relatou ser capaz de começar a projetar, usando o computador desde o início, eliminando qualquer tipo de croqui á mão livre. Talvez essa experiência esteja sinalizando mudanças que estão por ocorrer na prática profissional”. Você acha que tais mudanças que possam ocorrer, a partir do uso do computador desde o início do processo de projeto, serão positivas ou negativas para o processo projetual? Por quê?

É fundamental utilizar a representação de desenhos/croquis na iniciação de um projeto arquitetônico, pois possibilita chegar a um ideal mais adequado, fazer mudanças, expor diversas ideias para solucionar o problema projetual. Uma comunicação rápida e simples de entendimento. Uma forma natural de linguagem, expressar e registrar ideias. O uso do computador se faz importante para a execução do projeto, devido à agilidade da execução dos desenhos, volumetria, contribui para a compreensão do entendimento da composição volumétrica quando o projeto já está mais próximo do seu desenho definitivo. Ou seja, tanto croqui e o desenho eletrônico, possuem lados positivos, visando ajudar o profissional no processo arquitetônico. O Desenho/ Croqui feito à mão é fundamental no processo projetual, através do croqui você cria os primeiros esboços e no desenvolver do processo vai resolvendo os problemas iniciais propostos até chegar a sua conclusão, forma final, é o que aprendemos na faculdade de arquitetura.

Apesar de que o modo de se iniciar um projeto seja única para cada arquiteto e que alguns destes profissionais prefiram iniciar seus projetos por meio do computador, a maneira mais coerente senão a mais correta na minha opinião é ainda iniciar através do desenho a mão. Se tais mudanças de fato ocorrerem, os futuros estudantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com